Cybertruck chinesa? Picape da GAC revelada em Xangai deve vir ao Brasil


A GAC Motor, mais nova marca chinesa a chegar ao Brasil, sequer iniciou as operações (fará isso no fim de maio), mas já pensa em novos projetos para o nosso mercado. Em entrevista exclusiva, Wayne Wei, presidente da companhia para mercados globais, confirmou que uma picape está prevista para os próximos anos no país.

Estamos falando da versão final do conceito GAC Pickup 01, que, com as devidas concessões, lembra uma Tesla Cybertruck chinesa. Ainda não há qualquer informação sobre dimensões ou data de lançamento. No entanto, o chefão da empresa nos mercados globais da marca disse que o objetivo é vender o produto em em mercados fora da China, incluindo o Brasil.

Quando questionado sobre o tipo de propulsão, já que a GAC tem modelos a combustão, híbridos, plug-in e elétricos, Wei confirmou que a picape será híbrida plug-in. Entretanto, ainda não há detalhes sobre seu conjunto mecânico.

A clara semelhança da GAC Pickup 01 com a Tesla Cybertruck está na construção usando placas de alumínio escovado, além dos cortes retos que formam a carroceria. Fora isso, porém, há elementos bem característicos, como os faróis afilados e divididos em dois andares, e a troca dos retrovisores externos por câmeras.

Como todo conceito, o exagero predomina, com rodas gigantes e parte da caçamba coberta, ao melhor estilo da caminhonete de Elon Musk. A versão final, que deve ser apresentada dentro de alguns meses (ou quem sabe em 2026), certamente terá linhas mais ortodoxas.

Conforme Autoesporte antecipou na semana passada, a estreia da GAC será no fim de maio, com uma linha composta por cinco modelos. Destes, quatro serão elétricos e um quinto terá motor a combustão. A marca chinesa já despachou, vale frisar, o primeiro lote de veículos para o nosso país. Os carros deixaram o país de origem por meio do transatlântico Qingdao.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

A GAC lançará, segundo apuramos, os cinco modelos de uma só vez. É algo sem precedentes, caso façamos uma comparação com as rivais chinesas que chegaram ao Brasil nos últimos quatro anos.

Três dos quatro carros elétricos já são conhecidos. São eles Aion Y Plus, ES e Hyptec HT, todos devidamente homologados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Deve completar o quarteto o SUV médio Aion V — Autoesporte, inclusive, testou o veículo.

Há ainda pequena dúvida sobre o quinto veículo, a combustão. Ficamos aqui entre o SUV compacto GS3 (ou Emzoom) e o médio GS4 (que também já testamos). De acordo com nossas apurações, os dois serão vendidos no Brasil. No entanto, o GS3 deverá chegar apenas ao fim deste ano, o que abre portas para o GS4 servir de “quinto elemento” no pacotão de lançamentos da GAC em maio.

O GAC Aion Y tem carroceria que transita entre minivan e SUV médio. Tem 4,54 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos. Seu propulsor elétrico dianteiro entrega 204 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. Segundo os dados já homologados no Inmetro, a autonomia é de 318 km.

Nem bem chegou ao mercado e o Aion ES já é, pelo menos segundo os números do PBEV, o quinto modelo mais eficiente do país, com 0,45 MJ/km de consumo energético. O alcance do sedã, nos dois pacotes divulgados na tabela, é de 314 km. Lá fora, seu motor elétrico tem 136 cv e 22,9 kgfm de torque. No entanto, é possível que o três-volumes tenha o mesmo conjunto do Aion Y Plus. Este deverá ser o modelo utilizado pela GAC para focar em vendas corporativas.

A gente já vem batendo na tecla faz algum tempo: ao menos por ora, este deverá ser o modelo mais caro da GAC à venda no Brasil. O Hyptec HT será vendido em versões com portas traseiras tradicionais ou com abertura no estilo gaivota.

O conjunto mecânico, porém, será o mesmo para todas as configurações, com autonomia de 362 km no Inmetro. Na China, o Hyptec HT tem versões com motores elétricos de 245 cv ou 340 cv e baterias que vão de 70 kWh a 99,5 kWh. Por ser um carro topo de gama, pode ser que a GAC escolha a opção mais potente e com bateria maior.

O Aion V é um SUV médio lançado com foco nos mercados internacionais. Mesmo assim, claro, é comercializado na China. Por lá, temos duas opções de motores elétricos: de 204 cv ou 224 cv. O pacote de baterias, por sua vez, pode variar entre 62,2 kWh e 90,2 kWh. Aqui, rivalizará com o BYD Yuan Plus.

Autoesporte foi ao Chile conhecer o modelo, que provavelmente será o primeiro carro a combustão da GAC no Brasil. O modelo ficará posicionado em nosso mercado para servir de rival a Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e Caoa Chery Tiggo 7. Temos duas versões do veículo à venda, com visuais e nomes distintos: GS4 Max e Emkoo. Por motivos um tanto óbvios, é muito provável que a primeira alcunha batize o veículo que chegará ao nosso país.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Sem assinatura digital e nome das partes, juiz extingue ação de execução
Próxima PMs são indiciados por estupro de vulnerável após jovem aceitar carona em viatura no Carnaval