A Secretaria Municipal da Mulher iniciou, nesta segunda-feira (19), a terceira turma para o curso de cartonagem, em iniciativa que compõe a 2ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.
As atividades vão até o próximo dia 23 deste mês e são coordenadas em trabalho intersetorial pelas secretarias da Mulher, Assistência Social e Saúde.
São mulheres e homens, com algum tipo de deficiência, que praticam os ensinamentos da professora voluntária, Márcia Corso.
“Nós ensinamos a fazer caixas e encapá-las. Disponibilizamos um kit de material com régua, estilete, tesoura e lápis e vamos trabalhar na segunda, terça e quarta com caixas e na quinta com a flor de decoração de EVA”, explicou a também artesã.
As caixas são confeccionadas com material doado à prefeitura, como por exemplo, os 600 rolos de papéis de parede entregues pela Casa do Papel.
Segundo a secretária Cely Almeida, titular da pasta da Mulher, a ideia central é estimular a imersão e o empreendedorismo no ramo de artesanato.
“Elas estarão prontas e qualificadas para serem inseridas ao mercado de trabalho informal. Irão produzir convites, caixas para festas, para presentes e tantos outros itens que poderão ser comercializados e assim gerar renda extra que fará diferença no contexto familiar”, disse.
Saúde
A pasta da saúde oferece alguns atendimentos médicos especializados, em paralelo a realização do curso. Serviços como Clínico Geral, Exame Papanicolau (COO Preventivo), Ginecologia, Oftalmologia e entre outros podem ser acessados pelas pessoas com deficiência que participam do calendário de atividades programado pelas secretarias.