Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Rio de Janeiro recebe nesta segunda-feira (18) e terça-feira (19) a Cúpula do G20, um evento que reúne delegações de 40 países e 15 organizações internacionais. Para garantir a segurança dos participantes e minimizar o impacto do grande evento, um esquema de segurança rigoroso foi implementado, com mudanças significativas na rotina da cidade.
Megaferiado e fechamento de estações de metrô
Em função da cúpula, um megaferiado foi decretado desde sexta-feira (15) até quarta-feira (20) para reduzir a movimentação de pessoas. As medidas incluem o fechamento de cinco estações de metrô nas duas próximas segundas e terças-feiras (18 e 19), das 8h às 19h: Uruguaiana, Carioca, Cinelândia, Glória e Catete. As demais estações do sistema metroviário seguirão funcionando normalmente, garantindo o acesso a outras partes da cidade.
Avenida Atlântica e Aterro do Flamengo interditados
A Avenida Atlântica, principal via de Copacabana, será completamente interditada a partir das 6h de domingo (17) até as 18h de terça-feira (19). Apenas as delegações e os veículos de escolta terão permissão para transitar pela via. Para garantir a segurança, grades serão instaladas ao longo de toda a avenida e orientações sobre o fluxo de pedestres serão dadas. Moradores da região poderão acessar suas residências mediante apresentação de comprovante de residência.
Além disso, o estacionamento nas baias da Avenida Atlântica estará proibido, e o trecho afetado vai da Rua Francisco Otaviano até a Avenida Princesa Isabel. Durante este período, a área de lazer estará suspensa, mas os banhistas ainda poderão acessar a praia, desde que respeitem os sinais de trânsito.
O Aterro do Flamengo também será fechado até a terça-feira (19) para o deslocamento das comitivas internacionais, com a suspensão das áreas de lazer da orla, mesmo em pleno feriado.
Suspensão das operações no Santos Dumont
Outra medida importante de segurança foi a interrupção das operações aéreas no Aeroporto Santos Dumont até o final da terça-feira. As operações comerciais programadas para o aeroporto central do Rio serão redirecionadas para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), conforme as diretrizes operacionais das companhias aéreas. A decisão foi tomada devido às restrições de mobilidade nas proximidades do Museu de Arte Moderna (MAM Rio), onde a Cúpula do G20 será realizada, a apenas 550 metros do Santos Dumont.
Fonte: gazetabrasil