O Brasil pretende convocar uma cúpula on-line extraordinária do BRICS. Conforme a mídia brasileira, o encontro está marcado para 8 de setembro e o líder do país, Lula da Silva, pretende discutir com seus parceiros as ameaças à ordem mundial multipolar e uma resposta comum às medidas tarifárias e sanções dos EUA.
Por sua vez, o presidente russo Vladimir Putin estará presente na Сúpula do BRICS nos próximos dias, que será realizada por videoconferência, relatou o porta-voz presidencial russo Dmitry Peskov.
A 2ª Cúpula, e a primeira no Brasil, ocorreu no distante ano de 2010 e ainda sob a sigla BRIC, com ausência da África do Sul, que só entraria no grupo em 2011 e adicionaria a letra “S” como sua representação.
Atualmente, a agremiação conta com 11 países-membros de plenos direitos (África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Índia, Irã e Rússia). Além disso, o grupo inclui 10 países parceiros (Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã).
Fonte: sputniknewsbrasil