Conteúdo/ODOC – Manter uma aparência pessoal e autocuidado levam 93% dos mato-grossenses a consumirem serviços de beleza no Estado. Cerca de 64% vão a centro estéticos, barbearias ou salões de beleza pelo menos uma vez a cada 15 dias e 21% vão pelo menos uma vez ao mês. Este é um dos resultados da pesquisa setorial realizada pelo Sebrae/MT.
Corte de cabelo é o serviço mais procurado por 61% dos entrevistados, em seguida vem unhas (21%) e tratamento específico como sobrancelhas, cílios, entre outros (6%). A recomendação de amigos e familiares é a opção que mais influencia a escolha de um estabelecimento para 40% dos clientes entrevistados. Na sequência, temos preços, promoções e publicidade (13%).
“Outo fator decisivo na escolha do cliente é a diferenciação, e isso pode ser feito com ofertas, a exemplo de pacotes de serviços, com serviços que ofertem experiências únicas, personalizadas, que não apenas atendam as expectativas, mas superem elas. E para realmente destacar, é importante que os empresários sejam proativos, inovadores e busquem sempre melhorar a sua proposta de valor, suas ofertas, seus processos, para não somente acompanhar as tendências, mas também liderarem essas inovações no setor da beleza”, explica o gestor de Varejo do Sebrae/MT, Leandro Gonçalves.
O tema sustentabilidade está em alta relevância e a conscientização com relação ao meio ambiente está na moda. A pauta chegou nos mais diversos segmentos de negócios, em produtos e em serviços. E no setor da beleza também é um fator muito priorizado. Tanto que a importância de ações sustentáveis para um impacto positivo tem mudado o modo de consumo dos compradores.
Vinte e cinco por cento dos empreendedores do segmento têm adotado novas práticas sustentáveis como: priorizar a utilização de produtos com ingredientes orgânicos ou naturais (51%), utilizar materiais de embalagens ecológicas (45%), adotar medidas para a economia de água e energia (41%) e fazer a coleta seletiva do lixo (33%).
“A sustentabilidade continua sendo uma tendência crescente em todos os setores, em todas as indústrias e no setor da beleza não é diferente. Então, adotar práticas mais ‘verdes’ pode não apenas reduzir o impacto ambiental, mas também atrair consumidores conscientes que valorizam esse tipo de iniciativa”, finaliza o gestor.
O levantamento foi realizado com empresários e clientes, conduzido via entrevistas telefônicas, entre os dias 24 de janeiro e 16 de fevereiro de 2024, em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistados 427 empresários do setor e 447 com usuários de serviços de beleza. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.
Fonte: odocumento