Enola Holmes 2 é uma sequência que sempre deu na cara que ia existir: depois do sucesso do primeiro filme, lançado em 2020, o público clamava por dois dos maiores astros do momento. Millie Bobby Brown retorna como a personagem-título e Henry Cavill volta a viver Sherlock.
Mas a continuidade não é apenas um carinho nos fãs (mesmo que também seja isso). Enola Holmes 2 é um filme e uma trama mais maduros. Aqueles elementos que tornaram o longa de Harry Bradbeer um sucesso estão presentes, mas são complementados por adições que tornam a aventura mais interessante.
Em Enola Holmes 2, a personagem agora tem sua própria agência de investigação privada e, ainda sob a desconfiança de todos, consegue um caso que envolve meninas trabalhadoras em um fábrica durante uma epidemia de tifo. Uma delas sumiu e sua irmã procura Enola.
Ritmo acelerado de Enola Holmes
A partir daí, Enola Holmes resgata o ritmo acelerado e os pequenos desfechos climáticos antes da grande resolução. Criada por Nancy Springer, a irmã de Sherlock adiciona um olhar feminino ao machismo dominante (não que hoje não o seja…) na Inglaterra Vitoriana.
Enola, em seu processo de amadurecimento, entende como pode seguir sendo independente e, ao mesmo tempo, contar com sua rede de apoio, que inclui o irmão Sherlock, a mãe Eudoria (Helena Bonham Carter) e o lorde Twekesbury (Louis Partidge). A contradição entre a rebeldia e a aceitação de ajuda é amarrada por um diálogo entre a jovem detetive e a mãe.
Enola Holmes 2, então, ganha força ao tratar à sua maneira a questão do feminismo – e, aqui, não me cumpre avaliar se de maneira acertada ou não. Eu acho que sim, mas, não é esse o meu debate –. Ao trazer o tema, misturando realidade com ficção, propõe um olhar mais leve (talvez conservador) ao tema e as outras questões sociais (exploração, miséria, desigualdade, lucro desenfreado etc).
Por fim, Enola Holmes 2 é um filme que esbarra nas suas questões sociais, traz o humor como grande característica, abusa da agilidade no roteiro e se sustenta no grande carisma dos personagens principais. No fim dessa mistura toda, sai um filme bom e capaz de divertir.