Crise nas relações cívico-militares na Ucrânia: Zelensky se prepara para derrubar Zaluzhny?


As divergências entre eles representam um golpe duro para a relação civil-militar da Ucrânia. O princípio é baseado na premissa de que líderes civis democraticamente eleitos detêm a autoridade final em todos os assuntos, incluindo os militares.
Se os relatos sobre a recusa de Zaluzhny em obedecer à ordem de seu comandante civil forem verdadeiros, isso poderia abrir caminho para a desintegração rápida do governo ucraniano controlado por civis, abrindo espaço para um governo subordinado à vontade dos militares ou substituído por uma junta militar.
Presidente ucraniano, Vladimir Zelensky durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Suíça, 16 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2024

Ambas as opções não são favoráveis para a estabilidade do governo ucraniano e para a imagem de democracia do país.
A história está repleta de exemplos de desacordos entre líderes civis e militares em tempos de guerra, mas geralmente, as autoridades militares acatam a decisão da autoridade civil.
No entanto, Zaluzhny parece ter se recusado a renunciar, levando a questão do desafio militar à autoridade civil para uma área desconhecida.
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky (à esquerda), e o comandante em chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Valery Zaluzhny - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2024

A gestão das relações civis e militares é um processo complexo que equilibra o aconselhamento militar aos líderes civis com a supervisão real exercida pelos civis sobre os assuntos militares.
A disparidade entre a realidade militar e a narrativa simplificada muitas vezes politizada dos líderes civis pode levar a divergências, mas é crucial evitar que essas diferenças se transformem em uma crise.
No entanto, a situação entre Zelensky e Zaluzhny parece refletir um longo período de desentendimentos, indicando que o general pode ter uma agenda política própria, em oposição ao presidente ucraniano.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Quem é contra plano de incentivo à indústria do Brasil? Discordâncias deveriam acabar, diz analista
Próxima Acordo de migração Reino Unido-Turquia colapsa devido à sua suposta insegurança, diz mídia