Cridac recebe prêmio por atuação em defesa dos direitos das pessoas com deficiência em MT


O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), foi uma das homenageadas na 6ª edição do Prêmio Estadual Maria Auxiliadora, conhecido como “Prêmio Dodora”, que ocorreu nesta terça-feira (03.12). A cerimônia foi realizada no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, em Cuiabá.

O objetivo da premiação é homenagear, promover e dar visibilidade às pessoas e entidades que, através de trabalhos e ações, promovem a luta em defesa dos direitos das pessoas com deficiência em Mato Grosso.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, lembrou que o Cridac é referência em reabilitação à pessoa com deficiência em Mato Grosso. “Mato Grosso tem se destacado em diversas ações, entre elas, a assistência às pessoas com deficiência. Através do Cridac, conseguimos mudar a vida de muitas pessoas ao dar mais dignidade e condições para que elas tenham mais acessibilidade. Este prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado”, disse.

O Cridac atua há 48 anos no atendimento especializado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos últimos seis anos, o Cridac realizou 592.111 procedimentos de reabilitação, sendo 133.511 só neste ano.

Além disso, o Cridac é o responsável pela concessão de tecnologias assistivas (órtese, prótese, meio auxiliar e aparelho auditivo) para todo o Estado de Mato Grosso. Somente de janeiro a setembro deste ano, foram cedidos 1.404 aparelhos auditivos e 873 cadeiras de rodas aos pacientes assistidos.

“O Cridac é fundamental na construção de uma sociedade mais justa, possibilitando que pessoas com deficiência tenham melhores condições para exercer até mesmo atividades básicas do dia a dia, como se locomover, por exemplo. Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo e nos dá ânimo para desempenhar melhor o nosso papel”, afirmou a diretora da unidade, Suely Souza Pinto.

A secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Caroline Dobes, foi uma das convidadas para compor a mesa do evento. Ela ressaltou a importância da premiação para homenagear aqueles que atuam em prol de inclusão e mais acessibilidade para as pessoas com deficiência em Mato Grosso.

“O Cridac é essencial para a Saúde Pública do Estado e garante o suporte necessário para que as pessoas com deficiência recebam um atendimento digno e respeitoso. Nosso compromisso é com a inclusão e a saúde de todos os cidadãos”, frisou a secretária.

Sobre o prêmio

O Prêmio Dodora é promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

O nome emprestado ao Prêmio é uma homenagem a Maria Auxiliadora Grisolia Mendes, conhecida pelo apelido “Dodora”, que se tornou uma pessoa com deficiência após o agravamento do quadro de artrite reumatoide. Ela exerceu grande influência para a criação do Cridac, que é o primeiro espaço de atendimento de habilitação e reabilitação para atender pessoas com deficiência no Centro-Oeste.

Fonte: odocumento

Anteriores PM e PRF apreendem 185 tabletes de maconha escondida em caminhão
Próxima Mais de 145 mil motoristas podem obter até 40% de desconto em multas com Sistema de Notificação Eletrônica