Crianças e adolescentes realizam trabalhos com elementos da natureza





<!–

–>

O contato com elementos da natureza faz parte de uma infância saudável, além disso contribui para o aprendizado e o desenvolvimento da linguagem. Crianças e adolescentes que participam das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do polo Cidade de Deus, foram estimuladas a criarem desenhos a partir de elementos disponíveis na natureza, como folhas secas, flores, cascas de madeiras, entre outros.

De acordo com a orientadora social Andressa Caroline Nascimento Vasconcelos, a atividade ao ar livre é uma forma das crianças constatarem os benefícios da natureza além de compreenderem a importância no cuidado com o meio ambiente. “Brincadeiras e atividades fazem parte de nossas dinâmicas porque estimulam a prática de atividade física, além de contribuir positivamente para a atenção e o raciocínio lógico”, informou.

 Ela disse ainda que as crianças criaram seus próprios desenhos e fizeram atividade de acordo com o seu ponto de vista, e com os elementos encontrados no espaço de convivência.

Neste mês de junho todos os polos estão trabalhando a temática preservação do meio ambiente, com rodas de conversas atividades lúdicas, orientações sobre a separação correta do lixo, queimadas e também sobre o trabalho infantil.

A coordenadora do Programa de Proteção Social Básica, Bernadete Miranda, destacou o trabalho que vem sendo feito pelas orientadoras sociais e das dinâmicas propostas por cada uma delas. “Todas são muito dedicadas e atenciosas para com as nossas crianças. O objetivo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é fortalecer as relações familiares e coletivas, além de promover a interação e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido da vida coletiva”.

Bernadete Miranda disse ainda que as ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos funciona nos territórios de abrangência dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). “Os polos trabalham com crianças e adolescentes, acompanhamento das famílias e realizam também reuniões de grupos de pais e de comunidades”.

ATUAÇÕES: No polo Figueirinha as crianças e adolescentes estão sendo orientadas sobre a importância da separação do lixo orgânico e dos produtos que podem ser reutilizados como o vidro, papelão, metal e plástico.

No polo São Mateus está sendo realizada roda de conversa e orientações sobre as queimadas.  

Já no polo Jardim Esmeralda, as crianças estão recebendo orientações sobre a separação do lixo, e também dos perigos de utilização da internet, e de conteúdos inapropriados para crianças e adolescentes. 

Fonte: @secomvg

Anteriores Senado aprova MP do programa Mais Médicos e texto vai a sanção
Próxima "Velha burra": Empresa é condenada a pagar dano moral por etarismo