Crianças e adolescentes do projeto de judô em Deciolândia recebem quimonos e tatames do CMDCA


O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) de Diamantino (MT), por meio do Fundo Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (FMDCA), entregou cerca de 30 quimonos e 30 placas de tatames ao projeto Judô Deciolândia. A entrega, que ocorreu durante o “Te Vejo na Praça” no início de abril, contou com a presença do Prefeito Municipal Dr. Manoel Loureiro, dos secretários Gilson da Silva, Caíque Loureiro e Rosi Carris, do vereador Diocélio Pruciano, da presidente do CMDCA Donata Glorinha e do professor Eliezer Garcia com os alunos do projeto.

Conforme explica a presidente do CMDCA, Donata Glorinha, essa entrega só foi possível graças à contribuição das pessoas para o Fundo da Criança e do Adolescente.

“O Fundo tem como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente de Diamantino. Nosso trabalho enquanto CMDCA é auxiliar no processo de inclusão de crianças e jovens em atividades que incentivem a cidadania e transformem as realidades. A contribuição da população é fundamental para a execução desse compromisso”, frisou a presidente.

O sensei, Eliezer Garcia, de 26 anos, compartilhou que começou como aluno do projeto em 2011, que carrega um sentimento de gratidão por ter a oportunidade de coordenar o projeto e ressaltou o compromisso que tem com toda comunidade de Deciolândia.

“Nossas inscrições estão abertas, ano passado tínhamos 180 crianças e 40 adultos, ver toda essa participação é recompensador. Comecei como um aluno e poder contribuir com a minha comunidade é uma experiência incrível. Quero agradecer ao conselho pela entrega e também aos pais que sempre nos apoiam”, pontuou o mestre.

O professor ainda destacou a emoção de ver a presença dos alunos na entrega. “Eles começam e permanecem no projeto, o vínculo que se cria com o judô é muito forte. É gratificante poder receber esse material que irá contribuir muito na formação deles”, reforçou.

Lavínia José de Santos, de 14 anos, moradora da comunidade de deciolândia pratica judô há 5 anos e avaliou a entrega dos kimonos e tatames aos alunos do projeto.
 
“Eu estou em Deciolândia há cerca de 13 anos e o judô faz parte da minha vida. Essa entrega é uma ação muito boa, pois existem alunos que não tem condição de comprar esses itens, então vai fazer toda a diferença na hora de praticar a atividade”, comentou a jovem.

Karoline Dias, também de 14 anos, é faixa azul no judô e compartilhou a emoção de ter encontrado o projeto após a sua chegada na comunidade.

“Já praticava o judô antes, então quando me mudei, há 6 meses, encontrei o projeto e me senti alegre e aliviada. Estar hoje aqui recebendo os kimonos e tatames é um grande incentivo para todos nós. O judô muda vidas”, compartilhou a adolescente.

SOBRE O CONSELHO

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente é vinculado diretamente ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Diamantino, o que constitui uma das diretrizes da política de atendimento previstas na Lei Federal n.º 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA). 

Para colaborar com o Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e contribuir para as ações executadas pelo órgão do CMDCA, os recursos podem ser doados por meio da dedução do imposto de renda pelo CNPJ 27.971.093/0001-58.
 

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Após suspensão, Telegram diz que Justiça do Brasil exigiu entrega de dados 'impossíveis de obter'
Próxima Avó é presa pela Polícia Federal por omitir estvpr0s contra neta em MT