Crianças diamantinenses são incentivadas a ter uma alimentação saudável por meio do Programa Recicla Verdinho


Os estudantes do Ensino Fundamental da Escola em Tempo Integral Brás Maimoni estão mais próximos da Agricultura Familiar por meio do Programa Recicla Verdinho. A ação do programa vai acontecer todas as sextas-feiras na unidade educacional, e é desenvolvido pelas secretarias de Agricultura, Educação, Meio Ambiente e Cidade, por meio do Projeto Cidade Empreendedora e Sustentável do Sebrae-MT e conta com a parceria da Cooperativa Sicredi Ouro Verde. 

O programa tem como objetivo resgatar uma cultura de respeito ao meio ambiente, incentivando as boas práticas sociais, econômicas e ambientais nos estudantes, por meio da criação de uma moeda social (o verdinho). É por meio de materiais recicláveis que as crianças realizam a troca dos itens pelo verdinho. 

Com a moeda em mãos, os estudantes podem adquirir produtos naturais e saudáveis dos feirantes da agricultura familiar de Diamantino.

Todas as sextas-feiras dois feirantes estarão na escola com os seus produtos para que as crianças possam realizar a troca dos itens. 

O secretário de Agricultura, Edson da Silva (Giripoca), comentou sobre a importância do programa para as crianças e o envolvimento da comunidade, instituições e dos pequenos produtores. 

“Esse é um momento que as crianças realizam a compra consciente, desenvolvendo inúmeras habilidades, como a educação ambiental e financeira, é uma aula de cidadania e também de valorização dos nossos pequenos produtores, em que é proporcionada uma renda extra aos feirantes da agricultura familiar do nosso município.” 

O secretário de Educação, Rodrigo Rocha, também reforçou a importância dessa iniciativa que proporciona aos estudantes ensinamentos que ultrapassam a sala de aula, além da valorização dos agricultores e alimentos saudáveis. 

“Esse programa possibilita que os alunos tenham contato para além de sala de aula, aprendendo sobre educação financeira e o contato com os produtores, a vivência sobre a plantação do alimento que estão adquirindo para consumo. Assim como a valorização dos pequenos agricultores.”

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Site: Bolsonaro, Michelle, Braga Netto e assessores receberam R$ 870 mil dos cofres públicos em 2023
Próxima Museu de Arte Sacra de Mato Grosso e Nova Acrópole realizam Café Filosófico sobre Arquitetura Sagrada