Crença na ‘água santa’: túmulos infantis são desenterrados perto de capela alemã de século XII


Os achados no antigo local da capela de Mallerbach, perto da cidade de Allstedt, estão entre cerca de 1.000 artefatos medievais e mais de 50 sepulturas.

“Essas crianças provavelmente não eram batizadas, e os fiéis podem ter esperado que a água da chuva, tocada pelas paredes sagradas da igreja, carregasse uma espécie de poder santificador — um efeito de água benta”, explicou o arqueólogo Felix Biermann, que lidera o projeto pelo Escritório Estadual de Gestão do Patrimônio e Arqueologia da Saxônia-Anhalt.

A capela foi construída no século XII e passou por várias transformações, servindo como igreja de aldeia, capela de estrada e local de peregrinação. Seu fim foi violento: em 1524, durante a Guerra dos Camponeses, moradores de Allstedt — inspirados pelos sermões do teólogo Thomas Muntzer — saquearam e incendiaram o templo.
Vista aérea do local da escavação - Sputnik Brasil, 1920, 11.10.2025

As escavações fazem parte do projeto “Gerechtigkeyt – Thomas Muntzer & 500 Anos da Guerra dos Camponeses”, que busca revisitar esse período por meio de achados arqueológicos. Entre os objetos encontrados estão moedas de prata dos séculos XV e XVI, medalhas de peregrinos, fivelas, facas, ferraduras e projéteis, além de fragmentos de cerâmica e materiais queimados.

“Cada achado e cada sepultura nos aproximam um pouco mais de compreender como as pessoas viviam e no que acreditavam. A capela de Mallerbach não era apenas um edifício, era o centro espiritual de toda uma comunidade”, afirmou Biermann.

As escavações também revelaram vestígios do antigo vilarejo de Mallerbach, abandonado no século XIV. Os artefatos e restos humanos estão sendo analisados em laboratórios de Halle (Saale), e uma exposição pública está prevista para o verão de 2025 no Museu Estadual de Pré-História de Halle, onde o público poderá conhecer a relação entre fé, morte e esperança no coração da Idade Média.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Nove estados estão em alerta para queda de temperatura e tempestades
Próxima Rússia e Egito buscam ampliar cooperação sobre energia nuclear para fins pacíficos