Cortes de 0,25 ou de 0,5 ponto na Selic seriam compatíveis com trajetória da inflação, diz ata do BC


Nesta terça-feira (08), o Banco Central (BC) disse que uma redução da taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 ponto percentual ou em 0,5 ponto percentual eram “compatíveis com a convergência da inflação para a meta” nos próximos anos.

A informação consta na ata, divulgada nesta terça-feira (08), da última reunião do Copom, quando a taxa básica de juros da economia foi reduzida de 13,75% para 13,25% ao ano, o 1º corte de juros em 3 anos.

A ata divulgada pelo BC também indica que o Copom seguirá reduzindo os juros nas próximas reuniões, mas no mesmo ritmo atual, ou seja, sem reduções de 0,75 ou 1 ponto.

A maior parte do mercado financeiro acreditava que a diminuição seria menor, de 0,25 ponto percentual O BC, entretanto, optou por uma postura mais agressiva e baixou a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 13,25% ao ano.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, precisou dar um voto de minerva em favor de um corte maior nos juros, algo que não acontecia há 16 anos.

“Durante o debate, o Comitê julgou haver mérito tanto na opção de reduzir a taxa Selic em 0,25 ponto percentual como em 0,50 ponto percentual, reforçando que, qualquer que fosse a decisão, era consensual que um cenário com expectativas de inflação com ‘reancoragem’ apenas parcial, núcleos de inflação ainda acima da meta, inflação de serviços acima do patamar compatível com a meta para a inflação e atividade econômica resiliente requer uma postura mais conservadora ao longo do ciclo de flexibilização da política monetária [corte dos juros]”, informou o BC na ata.

<!–

if (!window.IS_SUBSCRIBER) {
let temScript = document.createElement(‘script’);
temScript.src = ‘https://widgets.outbrain.com/outbrain.js’;
temScript.async= true;
document.getElementsByTagName(‘head’)[0].append(temScript);
}
–>


<!–

if (!window.IS_SUBSCRIBER) {
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘div-gpt-ad-1683282486229-0’); });
}

–>

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Primeiro FPM de agosto tem queda e será repassado nesta quinta
Próxima Brasil evita perda de R$ 6,2 bilhões em fraudes digitais em um semestre, aponta pesquisa