‘Corrida para ver quem cai primeiro’: ex-coronel dos EUA aponta fragilidade da UE e da OTAN


A conclusão do conflito ucraniano poderá significar o colapso tanto da OTAN quanto da União Europeia, prevê o ex-coronel dos EUA.
“Será o fim da OTAN”, declarou Macgregor, lembrando sua entrevista de janeiro de 2022, ao ser questionado sobre as consequências do conflito.
Segundo o ex-militar, a crise atual apenas acelerou o processo de desgaste que já estava em curso tanto na Aliança Atlântica quanto no bloco europeu.
Veículos blindados participam do exercício Baltops 2024 na região do mar Báltico, 16 de junho de 2024. - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2025

“Estou esperando o colapso da OTAN há quatro anos. […] É uma corrida para ver qual vai cair primeiro: a União Europeia ou a OTAN”, disse.

Macgregor lembrou que a UE, criada inicialmente como um mecanismo de cooperação comercial, “se transformou em uma ditadura autoritária que retirou a soberania nacional dos países e impôs uma globalização involuntária”. Para ele, o bloco está hoje em “terreno muito frágil” e pode ser substituído por novas organizações regionais.
Zelensky pode acabar com conflito se abrir mão da entrada de Kiev na OTAN, diz Trump - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2025

Sobre a OTAN, o coronel reformado foi ainda mais incisivo:
“Depois da queda da União Soviética, não havia mais razão estratégica para a existência da OTAN. […] O que vemos hoje não é uma aliança defensiva, mas sim um instrumento ofensivo do globalismo. É um paciente terminal mantido vivo por máquinas. Assim que esta guerra terminar — e terminará nos termos russos — os países vão se desligar desse paciente terminal e buscar novas alternativas”, explicou Macgregor.
As declarações surgem em meio ao endurecimento das sanções impostas pelo Ocidente contra Moscou desde o início da operação militar especial na Ucrânia.
O presidente russo Vladimir Putin já havia destacado que a política de contenção da Rússia é uma estratégia de longo prazo dos países ocidentais. Segundo ele, as sanções atingiram toda a economia mundial e têm como objetivo “piorar a vida de milhões de pessoas“.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Chevrolet Prisma: 5 ótimas versões para quem procura um sedã usado
Próxima Moraes manda recado a Trump durante julgamento de Bolsonaro no STF