A Coreia do Sul lançou com sucesso seu segundo satélite espião nacional em um foguete Falcon 9 da SpaceX do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, EUA, relatou na segunda-feira (8) o Ministério da Defesa sul-coreano.
South Korea’s defence ministry has said that the country’s second homegrown spy satellite had entered orbit after its launch on a SpaceX Falcon 9 rocket from the John F. Kennedy Space Center in Florida | https://t.co/GG33mv31dm pic.twitter.com/agXkQBvQgt
— RTÉ News (@rtenews) April 8, 2024
O Ministério da Defesa da Coreia do Sul informou que o segundo satélite espião desenvolvido internamente pelo país entrou em órbita após seu lançamento em um foguete Falcon 9 da SpaceX do Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida
Conforme citou a agência sul-coreana Yonhap, o Falcon 9 decolou às 19h17, horário local (20h17, no horário de Brasília), o satélite de reconhecimento voou aproximadamente 45 minutos após o lançamento, e conseguiu se comunicar com uma estação terrestre no exterior às 10h57, horário local (11h57, no horário de Brasília).
O satélite foi equipado com sensores de radar de abertura sintética (SAR, na sigla em inglês) que capturam dados usando micro-ondas e são capazes de coletar dados independentemente das condições climáticas.
Trata-se do segundo satélite militar lançado como parte do plano da Coreia do Sul de adquirir cinco satélites espiões até 2025 para monitorar melhor a Coreia do Norte. Sensores eletro-óticos e infravermelhos capazes de capturar imagens detalhadas da superfície da Terra foram instalados no primeiro satélite lançado em dezembro. Os próximos três satélites, igual ao segundo, também serão equipados com sensores SAR.
Espera-se que os cinco satélites forneçam cobertura regular em intervalos de cerca de duas horas, quando operarem juntos.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil