Coreia do Sul detecta atividades de construção da Coreia do Norte na zona desmilitarizada, diz mídia


Os militares da Coreia do Norte têm realizado atividades de construção no interior da zona desmilitarizada (DMZ, na sigla em inglês) que separa as duas Coreias, informou no sábado (15) a agência sul-coreana Yonhap.
“Recentemente, os militares norte-coreanos têm erguido muros, escavado o solo e construído estradas em algumas áreas entre a Linha de Demarcação Militar (MDL [na sigla em inglês]) e a Linha de Limite Norte na DMZ”, disse uma fonte militar.
A MDL divide horizontalmente a DMZ, que tem servido como linha divisória entre as duas Coreias desde que a Guerra da Coreia de 1950 a 1953 terminou em um armistício, mas não em um tratado de paz.
Um posto de guarda norte-coreano (acima) e um posto de guarda sul-coreano (abaixo) frente a frente, vistos da cidade fronteiriça de Paju em 27 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.06.2024

A fonte referiu não saber se as atividades indicam a intenção de construir um longo muro ao norte da MDL ou simplesmente o estabelecimento de estruturas defensivas em pontos específicos.
Segundo a Yonhap, um recente incidente em que cerca de 20 soldados norte-coreanos no início desta semana cruzaram brevemente a fronteira terrestre entre as duas Coreias com ferramentas de trabalho, como picaretas e pás, pode estar relacionado à construção do muro.
A travessia da fronteira ocorreu em meio às tensões entre Pyongyang e Seul, provocadas pelo recente envio pela Coreia do Norte de balões com sacos de lixo para a Coreia do Sul, e pela participação da última de exercícios militares conjuntos com os EUA e o Japão.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Não há problema em fazer piadas sobre Deus, afirma Papa Francisco
Próxima F1: Vasseur diz que dois pilotos top não irão prejudicar Ferrari na briga pelo título em 2025