Coreia do Norte vai ‘dar uma tacada na cosmonáutica tripulada’, crê especialista


Anteriormente, a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês) informou que o líder norte-coreano Kim Jong-un anunciou a criação de um satélite de reconhecimento militar no país. Além disso, ele ordenou realizar o lançamento do satélite dentro do prazo estipulado.

“A Coreia do Norte vem trabalhando em seu próprio programa espacial há bastante tempo […]. Eles estão trabalhando nisso com muita seriedade e eu acho que eles vão dar uma tacada na cosmonáutica tripulada“, disse Leonkov.

Pessoas assistem a uma tela de televisão mostrando um noticiário com imagens de arquivo do líder norte-coreano Kim Jong Un, em uma estação ferroviária em Seul, em 13 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.04.2023

Ele estima que a Coreia do Norte já aperfeiçoou seu programa de mísseis e está agora abordando exploração espacial.

“Eles montaram seu próprio programa nacional: seus próprios motores, combustível líquido e sólido para mísseis […]. [Agora] eles precisam de satélites de reconhecimento, satélites de alerta de mísseis, satélites de detecção e de designação de alvos e assim por diante”, afirma o especialista.

Tela de TV mostra imagem de arquivo de exercício militar da Coreia do Norte durante programa de notícias, na Estação Ferroviária de Seul, na Coreia do Sul, em 19 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.04.2023

Leonkov explicou que um satélite desse tipo permitirá a Pyongyang detectar forças navais norte-americanas, japonesas e sul-coreanas. Entretanto, uma constelação global de satélites requer não apenas satélites espiões, mas também satélites de comunicação e de retransmissão.

“Esta é uma tarefa técnica complexa que requer um custo muito alto. Penso que a Coreia do Norte vai seguir o caminho da construção de satélites geoestacionários. Eles lançaram anteriormente mísseis que voaram mais de 4.000 quilômetros para o espaço”, acrescentou o especialista.

Complexo nuclear de Yongbyon, na Coreia do Norte - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Rússia abre inscrições para 1º Prêmio da Paz Lev Tolstói
Próxima Na terceira queda seguida, produção industrial cai 0,2% em fevereiro