Coreia do Norte parece estar desmantelando linha ferroviária intercoreana, diz Coreia do Sul


O Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul anunciou nesta quarta-feira (5) que detectou “sinais” de que a Coreia do Norte estava demolindo várias seções da linha ferroviária intercoreana, em um “aparente movimento para apagar o legado de intercâmbio e cooperação entre as duas nações“.

“Como recentemente houve sinais de que partes da ferrovia Donghae estão sendo demolidas, estamos monitorando a situação”, disse o serviço estatal em um comunicado, citado nesta quarta pela agência sul-coreana Yonhap, acrescentando que a demolição envolveu um dormente na seção norte da via.

A linha ferroviária foi construída em 2006, depois que os dois países concordaram em restaurá-la, em 2000, quando aconteceu a primeira cúpula entre Pyongyang e Seul.
A Donghae ligava as duas Coreias por 27 quilômetros ao longo da costa leste, mas nunca foi colocada em operação.
Logo ao sul do pitoresco lago Kamho se localiza a seção final da linha de demarcação militar de 250 quilômetros que separa a Coreia que antes era una. Apenas a 15 quilômetros ao norte se encontra a zona turística conjunta de Kumgangsan, que durante dez anos de trabalho foi visitada por quase dois milhões de sul-coreanos. Agora eles apenas podem sonhar em apreciar a beleza das mais bonitas montanhas da Coreia. Mas a vereda da paz na zona desmilitarizada lhes dá a chance de se aproximarem, pelo menos, mais um passo do seu sonho mais querido - Sputnik Brasil, 1920, 03.06.2024

Seul anunciou na terça-feira (4) sua intenção de retomar as operações militares perto da linha de demarcação com a Coreia do Norte, depois que aquela suspendeu o pacto intercoreano para reduzir as tensões na península assinado em 2018.
A Coreia do Norte tem se afastado da meta de reunificação com seu vizinho desde dezembro de 2023, quando, durante uma reunião plenária com o Comitê Central do partido, o líder Kim Jong-un anunciou uma mudança de rumo e definiu a nação vizinha como “o país hostil número um”. A mudança aconteceu em meio à continuação da deterioração das relações entre as duas Coreias sob o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores ‘Até tu, Brutus?’: Macaco tenta “roubar” sacola de jovem no Rio de Janeiro; assista
Próxima F1: Ricciardo busca soluções para seus problemas na classificação da F1