Coreia do Norte anuncia lançamento de novo míssil balístico hipersônico de alcance intermediário


De acordo com a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês), a nova arma (Hwasong-16) é equipada com uma ogiva hipersônica, e atualmente todos os mísseis desenvolvidos pelo país são movidos a combustível sólido e possuem capacidade nuclear.
O lançamento foi divulgado ontem à noite pela agência de notícias da Coreia do Sul Yonhap, citando militares sul-coreanos. As informações são de que o míssil voou cerca de 650 quilômetros antes de cair no mar do Leste.
Esse foi o terceiro teste de míssil balístico feito sob as ordens do líder norte-coreano Kim Jong-un.
Mísseis hipersônicos viajam a uma velocidade de, pelo menos, Mach 5 — cinco vezes a velocidade do som —, e são projetados para serem manobráveis em trajetórias de voos imprevisíveis e voarem em altitudes baixas.
Um míssil com essas características pode percorrer 195 quilômetros, entre Pyongyang e Seul, de um a dois minutos.
Imagem tirada da câmera a bordo do foguete norte-coreano realizando teste de satélite - Sputnik Brasil, 1920, 01.04.2024

Há pouco mais de 15 dias, o líder norte-coreano Kim Jong-un orientou exercícios envolvendo lançadores de foguetes múltiplos na região oeste do país.
Em meados de março, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que a Coreia do Norte disparou três mísseis balísticos de curto alcance, que voaram cerca de 350 quilômetros antes de cair no mar do Japão.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores MDS prorroga até dezembro uso de recursos para ações de combate à Covid-19 na Assistência Social
Próxima F1: Como está a classificação do mundial? Descubra a ordem dos pilotos e equipes antes do Grande Prêmio do Japão