“Feliz Natal para todos, inclusive para os maravilhosos soldados da China, que estão amorosamente, mas ilegalmente, operando no canal do Panamá”, escreveu Trump na sua rede social. “Os EUA investem bilhões de dólares em reparos [no canal do Panamá], mas não têm absolutamente nada a dizer sobre nada.”
“Os comentários de Trump sobre aumentar o controle estadunidense no Canadá e em territórios como a Groenlândia ou mesmo o сanal do Panamá sugerem, sim, uma inclinação para uma política externa mais expansionista”, disse o pesquisador e membro do grupo de pesquisas sobre o BRICS da Universidade de São Paulo (GEBRICS-USP), Valdir da Silva Bezerra, à Sputnik Brasil.
“A doutrina Trump de ‘América Primeiro’ depende da reedição da Doutrina Monroe, que pregava a ‘América para os americanos””, explicou Vieira. “Então a ideia de que Trump comandará uma política externa isolacionista é equivocada. O que veremos é uma tendência a mais intervenção e tensões. E a corda tende a arrebentar pro lado latino-americano.”
Rumo ao norte
Trump turbinado, EUA fragilizados
Fonte: sputniknewsbrasil