Copom mantém taxa Selic em 15% pela 3ª vez seguida, no maior nível em quase 20 anos


Copom mantém taxa Selic em 15% pela 3ª vez seguida, no maior nível em quase 20 anos

A última vez que a Selic esteve próxima desse nível foi em julho de 2006, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando alcançava 15,25% ao ano.

Segundo o comitê, o “período muito prolongado” nos níveis atuais é suficiente para levar a inflação à meta, atualmente de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo (entre 1,5% e 4,5%).

As expectativas de inflação para 2025 e 2026 apuradas pela pesquisa Focus permanecem em valores acima da meta, situando-se em 5,1% e 4,4%, respectivamente. A projeção de inflação do Copom para o primeiro trimestre de 2027 situa-se em 3,4% no cenário de referência.
“Em prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”.
Este é o nível mais alto da taxa desde julho de 2006. Segundo o BC, os riscos para a inflação, tanto de alta quanto de baixa, seguem mais elevados do que o usual.
Na justificativa para a decisão, o comitê declarou que o ambiente externo está mais adverso e incerto devido à política econômica nos Estados Unidos, com reflexos nas condições financeiras globais.
“Tal cenário exige particular cautela por parte de países emergentes em ambiente marcado por tensão geopolítica […] exige-se uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado”.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores F1: Hamilton fala sobre desafios na Ferrari e metas para seu futuro
Próxima Força Tática de Sorriso recupera carro roubado em Cuiabá e prende quatro suspeitos de sequestro