Já está disponível o Guia dos Diálogos Autogestionados, lançado pelo círculo do Balanço Ético Global da Presidência da COP30 nesta semana. Trata-se de uma ferramenta que permitirá que organizações da sociedade civil, governos locais, instituições religiosas, educacionais, comunidades tradicionais e coletivos de juventude realizem seus próprios encontros em torno do imperativo ético da ação climática.
A proposta integra o processo do Círculo Balanço Ético Global (BEG) — iniciativa liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres — que se constitui em seis Diálogos Regionais da sociedade civil em todo o planeta: América do Norte; América do Sul, Central e Caribe; África; Ásia; Europa e Oceania. E busca refletir sobre os valores, comportamentos e responsabilidades que precisam ser transformados para que os compromissos assumidos nas Conferências do Clima da ONU se tornem realidade.
Ao longo de sua preparação, o Balanço Ético Global contou com grande acolhida e recebeu muitas manifestações de interesse. Foi criada, então, a modalidade dos Diálogos Autogestionados do Balanço Ético, com a mesma metodologia. O guia foi desenvolvido para facilitar a multiplicação de encontros em todos os continentes até novembro, quando a COP30 acontecerá em Belém (PA).
O que é o guia?
O material agora disponível no site em português, inglês e espanhol, fornece orientações práticas, princípios metodológicos e perguntas orientadoras para que qualquer grupo interessado possa organizar um diálogo do BEG local.
Além disso, o guia destaca a importância de criar espaços acolhedores, capazes de promover escuta, empatia e conexão entre diferentes vozes através da arte e cultura.
Um processo descentralizado e transformador
Cada encontro contribui para aproximar os processos e decisões da COP30 da vida real das pessoas, tornando os acordos climáticos mais conectados com os territórios, os direitos e o cotidiano de quem vive os impactos da crise. Ao promover o diálogo, o BEG também incentiva o senso de cooperação, interdependência e confiança, fundamentais para respostas globais mais justas e eficazes.
“O Balanço Ético Global é a alma da COP30. Precisamos que ele seja vivido por muitas pessoas, em muitas partes do mundo. Esse guia é o convite para essa jornada”, reforça a diretora-executiva da COP30, Ana Toni.
Um legado desde já
Os primeiros diálogos autogestionados aconteceram há duas semanas em Londres durante a Semana de Clima da Cidade.
O primeiro deles foi realizado na sede do Centro de Reconciliação e Paz de St. Ethelburga e contou com a presença de lideranças indígenas, religiosos, políticas e da sociedade civil, além da ministra Marina Silva e da Campeã Jovem da COP30, Marcele Oliveira. O encontro mostrou a potência de escutas profundas e trocas sensíveis em um momento de urgência climática global.
“Enquanto assistia às apresentações, fiquei pensando: como seria bom se nossos negociadores pudessem ver o que foi apresentado aqui: palavras como amor, solidariedade e responsabilidade”, afirmou Marina Silva.
O Segundo diálogo reuniu 15 amigos de diversas áreas de atuação e países: Escócia, Irlanda, Inglaterra e País de Gales, Suécia, Estados Unidos, África do Sul, Irã, Finlândia, Holanda, Eslováquia e França. Os participantes tinham entre 20 e 82 anos e sentaram-se ao ar livre, sob um grande carvalho ao som de pássaros e próximos a um lago e ao som da água. Eles cantaram e conversaram.
Durante o segundo Balanço Ético autogestionado, os participantes trocaram ideias sobre como a arte conecta emoções e ação, a relação do belo e da força espiritual, o diálogo entre natureza, arte e integridade ecológica. Debateram ainda o quanto é importante que as crianças possam conviver com a natureza para que aprendam a cuidar dela.
Os dois encontros do BEG mostram como a cultura é central para dar forma às ações climáticas justas, inclusivas e significativas.
Como participar?
Qualquer pessoa pode ser um mobilizador de um diálogo autogestionado. O guia está disponível para download e os relatos dos encontros devem ser enviados e serão recepcionados pelo Círculo do Balanço Ético Global.
Acesse o guia aqui.
(Com informações da equipe de comunicação da COP30)
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA
Fonte: gov.br