A coordenadora do Centro de Saúde de Tangará da Serra, enfermeira Cristina Santos Pereira, enviou um ofício à presidente da Câmara de Vereadores, Elaine Antunes, cobrando responsabilidade do vereador Horácio Pereira, que teria usado a tribuna na sessão ordinária da última terça-feira (07) para disseminar informações falsas sobre a existência de uma suposta fila de espera para a realização de exame de mamografia.
“Venho, por meio desta, expressar minha preocupação e destacar a importância do acesso facilitado ao exame de mamografias em nosso município, bem como a ausência de filas de espera para tal procedimento”, escreveu Cristina.
No documento, a enfermeira destacou que o vereador Horácio teria afirmado de forma mentirosa que existe fila de espera para a realização de exame de mamografia e que as mulheres não estariam conseguindo realizar o exame imprescindível para a detecção precoce do câncer de mama.
Cristina Santos ressalta no ofício que não há exames de mamografia pendentes para serem realizados na unidade de saúde.
“Ressalto preocupação com as afirmações feitas pelo vereador no dia 07/05/24, pois, ao falar que temos filas para a realização do exame e que recebe reclamações de mulheres que estão aguardando para fazer o exame, sem importar a veracidade de sua fala, produz um desserviço para a comunidade, pois trabalhamos arduamente para que as mulheres se previnam contra o câncer de mama realizando os exames”, anotou em outro trecho do ofício.
A coordenadora do Centro de Saúde alertou que afirmações inverídicas, como as lançadas pelo vereador Horácio, sem consultar o setor de imagem, fazem com que as mulheres não venham ao local e procrastinem o cuidado com sua saúde.
O discurso politiqueiro e irresponsável do vereador Horácio Pereira pode colocar em risco a saúde e a vida de mulheres em Tangará da Serra. “Destaco a importância de garantir que todas as mulheres tenham acesso oportuno e eficiente a esse exame vital, além de compartilhar os esforços e medidas adotadas para evitar filas de espera e garantir um atendimento ágil e de qualidade”, escreveu.
A enfermeira Cristina Santos explicou a relevância do exame na prevenção e detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre as mulheres em nosso país. “A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para salvar vidas e reduzir o impacto do câncer de mama em nossa comunidade”, destacou.
Cristina anotou no documento que o município de Tangará da Serra adquiriu um mamógrafo novo e mais moderno para melhor atender as mulheres. Entre 02 de janeiro e 30 de abril de 2024, foram feitos 900 exames de mamografias no Centro de Saúde.
Fonte: abroncapopular