A partir desta quarta-feira (10), as instituições financeiras parceiras do BNDES começarão a conceder crédito a pessoas jurídicas de todos os portes no Rio Grande do Sul (RS). Incluindo cooperativas, produtores rurais, transportadores autônomos de carga e empresários individuais, as linhas de crédito totalizam R$ 15 bilhões.
Os recursos visam apoiar empresas afetadas por eventos climáticos extremos, com base em levantamento georreferenciado da Dataprev, conforme portaria do Ministério da Fazenda. O Programa BNDES Emergencial para o Rio Grande do Sul busca manter a capacidade produtiva, empregos e renda nessas áreas.
Três modalidades de crédito estão disponíveis: financiamento para máquinas e equipamentos, investimento em reconstrução de infraestrutura produtiva e capital de giro. As taxas de juros variam de até 0,6% a 0,9% ao mês, com prazos e carências específicos para cada linha, e crédito máximo por cliente de até R$ 400 milhões.
Maria Fernanda Coelho, diretora de Crédito Digital para Pequenas e Médias Empresas do BNDES, destacou o compromisso do banco em reconstruir a economia gaúcha, restaurando empregos e garantindo a recuperação integral das comunidades afetadas.
Fonte: gazetabrasil