Contingente da OTAN reforça tropas e patrulhas no Kosovo em meio às tensões locais


A Força do Kosovo (KFOR, na sigla em inglês), a missão de manutenção da paz local da OTAN, relatou na sexta-feira (16) ter aumentado sua presença no norte da autoproclamada república.
“Estamos acompanhando de perto a situação no norte do Kosovo. A KFOR da OTAN tem a capacidade e o pessoal para garantir um ambiente seguro e protegido e a liberdade de movimento para todas as comunidades sob nosso mandato da Resolução 1244 de 1999 do Conselho de Segurança da ONU”, contou a KFOR em sua conta no Twitter.
O contingente militar sublinhou que o reforço, realizado desde outubro, aconteceu “inclusive com tropas e patrulhas adicionais“.
Presidente de Kosovo, Vjosa Osmani, discursa durante sessão do Parlamento em Pristina. Foto de arquivo - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2022

Panorama internacional

Líderes do Kosovo assinam solicitação para adesão à União Europeia, diz mídia

“Esperamos que todos os atores se coordenem estreitamente com a KFOR da OTAN e se abstenham de demonstrações provocatórias de força, para garantir a segurança e a proteção de todas as comunidades“, advertiu.
“Instamos todas as partes a se comprometerem a garantir a segurança e a liberdade de movimento no Kosovo. A KFOR da OTAN continuará cumprindo nosso mandato da ONU para todas as comunidades no Kosovo. As soluções devem ser procuradas através do diálogo”, acrescentou a força da OTAN.
Em 2008, uma força controlada pela Albânia na província sérvia do Kosovo e Metohija proclamou unilateralmente a independência de Belgrado e lançou uma campanha de reconhecimento internacional. O Ministério das Relações Exteriores do Kosovo declarou que garantiu o reconhecimento de 116 Estados-membros da ONU.
Nos últimos meses as autoridades do Kosovo, cuja independência não é reconhecida pela Sérvia, declararam que todos os moradores locais têm de passar a usar placas kosovares, em vez de sérvias, provocando protesto entre os habitantes sérvios. Desde então as tensões têm se mantido elevadas.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Especialista: se for entregue à Ucrânia, sistema de mísseis Patriot será 'alvo fácil' para Rússia
Próxima Auxílio Brasil: beneficiários de NIS final 6 podem movimentar recursos