Consprev realiza curso sobre certificação de gestores de Regime Próprio de Previdência Social


Crédito: Divulgação

O Consórcio Público Intermunicipal de Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social dos Municípios-Consprev, realizou no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios, nos dias 14 e 15 de março, a capacitação para certificação profissional de dirigentes, gestores de recursos, conselheiros e membros de comitês de investimentos de Regime Próprio de Previdência Social-RPPS.

O prefeito de Novo Horizonte do Norte e presidente do consórcio, Silvano Pereira Neves, ressaltou a importância do curso com os conteúdos apresentados, como: as questões jurídicas, resoluções com gestão atuarial, contábil, controle e fiscalização, certificação e gestão. O prefeito frisou que o Consprev ajuda na administração jurídica de todo o sistema. “Esta é uma preparação essencial aos dirigentes que tem o recurso próprio de previdência”, disse ele. O consórcio reúne representantes de municípios de diferentes regiões do Estado.

Conforme a programação, Sistemas de Previdência do Brasil e suas Reservas Financeiras foi o conteúdo programático ministrado pelo economista Ronaldo Borges da Fonseca. Já o conteúdo: Resoluções de Questões com Aspectos Jurídicos foi abordado pela advogada especialista em Direito Previdenciário e Administrativo, Ruth Cardoso.

O advogado, especialista em Direito Público, Carlos Esteves, informou que o curso preparatório é necessário para que todos tenham a noção do que será aplicado para a certificação. “É a forma de preparar os servidores nesta área. Após o curso, será realizada a prova. É de suma importância para os servidores dos municípios os conteúdo abordados no curso”, destacou Carlos, lembrando ainda a necessidade de uma série de documentos dos municípios e outros requisitos.

No encerramento do curso, os conteúdos: Resoluções de Questões com Gestão Atuarial, Contábil, Controles e Fiscalização, Certificação Institucional e  Gestão de Responsabilidades, foram apresentados por Carlos Esteves e Hermes Teseu Bispo Júnior.   

Fonte: amm

Anteriores Justiça envia Força Nacional para operação de 3 meses na fronteira entre Brasil e Bolívia
Próxima Bloomberg: armamentos da Europa dependem de terras raras que vêm da China e passam pela Rússia