Os Conselho Universitário (Consuni) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprovaram o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2024-2028. O documento, que para além de uma exigência legal, é um importante instrumento de planejamento e gestão, contou com a participação da comunidade acadêmica e da sociedade em geral para contribuir na proposição de ações para os eixos de Ensino, Pesquisa e Inovação, Extensão e Gestão.
O professor Evandro Soares da Silva, reitor da UFMT, destaca o caráter participativo da elaboração do PDI. “O documento foi fruto de um amplo debate em um processo de consulta à comunidade interna e externa, iniciado em 2022, realizado principalmente pelas técnicas e técnicos da Proplan. Realizamos vários encontros e discussões, buscando aprimorar as propostas de gestão das ações, que visam cumprir a missão da Universidade”.
Já o pró-reitor de Planejamento, professor Roberto Perillo Barbosa da Silva, destaca que o PDI se mostra no dia a dia como ferramenta essencial para desenvolvimento das atividades institucionais. “Como exemplo na Comissão do Orçamento, que também é mista, composta por representantes de segmentos da UFMT, e quando preparamos investimento buscamos a relação dele com o PDI. Projetos também devem indicar qual objetivo proposto no PDI ele dialoga”, explicou, falando ainda sobre a inovação de inserir um quadro de objetivos, indicadores e metas, e também quadro com plano de ações estratégicas.
Missão, visão e valores
Dentre as informações que o PDI traz, é possível encontrar dados sobre o método de elaboração e documentos de referência, o perfil institucional, a organização didático-pedagógica, educação a distância, cursos, perfil dos docentes, técnicos e discentes da UFMT, entre outros.
Ao todo foram elencados 18 objetivos monitorados por 42 indicadores, entre eles, o objetivo “Melhorar a qualidade do ensino da Graduação e da Pós-Graduação”, monitorado pelo indicador “Índice Geral de Cursos (IGC)”. O objetivo “Desenvolver produtos e processos para resolver problemas da sociedade” e “Promover o empreendedorismo acadêmico” também figuram no documento.
No eixo “Gestão” o PDI traz entre os objetivos para os próximos cinco anos, “Promover a saúde e a segurança no trabalho dos servidores”, “Implementar uma efetiva política de inclusão e autonomia universal às pessoas com deficiência (PcD)”. A comissão de elaboração do PDI, formada por discentes, técnicos e docentes do Consepe e do Consuni, pró-reitores e servidores da UFMT. O atual PDI da UFMT, com a vigência de 2019 a 2023, está disponível na página, onde podem ser obtidas mais informações.
Acesse a apresentação do novo PDI
Fonte: ufmt