Conselho da União Europeia aprova abertura parcial do Espaço Schengen do bloco à Bulgária e Romênia


O Conselho da UE aprovou por unanimidade a abertura parcial do Espaço Schengen para a Bulgária e a Romênia, informou no sábado (30) a Comissão Europeia em um comunicado.
No caso, os aeroportos e portos marítimos dos dois países deixarão de ter controle das fronteiras com o espaço comum da União Europeia.
Trata-se de uma decisão de compromisso, com a Áustria rejeitando desde dezembro de 2022 a adesão dos dois países, que aderiram à UE em 2007. Tanto Bucareste como Sófia foram relatadas em 2011 como tendo implementado as reformas necessárias para completar o processo, mas desde então e até junho de 2023 elas tinham sido bloqueadas por uma sucessão de vetos da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, dos Países Baixos e da Suécia.
Guardas de fronteira poloneses no lado polonês do posto de controle tcheco-polonês, no norte da Boêmia. - Sputnik Brasil, 1920, 24.09.2023

As novas regras entrarão em vigor a partir de março de 2024, enquanto as discussões sobre uma nova decisão para abolir os controles nas fronteiras terrestres continuarão no novo ano.
A entrada da Romênia e da Bulgária no espaço Schengen deverá impulsionar o comércio e o turismo, além de fortalecer o mercado interno, nota a declaração da Comissão Europeia.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Principais mudanças na F1 para 2024
Próxima F1: Ferrari revela “arma secreta” para bom desempenho nas corridas Sprint