O Carro do Ano é a mais importante premiação da indústria automobilística nacional. O prêmio é concedido por Autoesporte aos automóveis e comerciais leves que no ano se destacaram por fatores como tecnologia, design, segurança, atualidade do projeto, eficiência energética e preço. Em 2023, a premiação chegou a sua 57ª edição. Veja a lista completa de vencedores.
O BYD Dolphin foi o grande vencedor da noite e vai entrar para história por alguns motivos. É o primeiro carro chinês a vencer o prêmio e também o primeiro elétrico. Para chegar neste feito, o compacto desbancou Citroën C3 Aircross, Ford Territory, GWM Haval H6 e Nissan Sentra. O critério para a categoria são carros com preço de até R$ 250 mil.
Concorreram nesta categoria modelos com valores entre R$ 250 mil e R$ 500 mil. O vencedor foi o BMW X1, que levou a melhor sobre BYD Seal, Ford Mustang Mach-E, Honda Civic e Renault Megane E-Tech.
Concorreram nesta categoria carros com preço acima dos R$ 500 mil. A BMW se deu bem novamente, dessa vez com o sedã i7, superando Jeep Grand Cherokee 4xe, Mercedes-Benz EQS SUV, Porsche Cayenne e Range Rover Sport.
Uma das categorias com mais novidades deste ano foi a de modelos com características esportivas e que tenham motores voltados para a performance. Não há limite mínimo ou máximo de valor neste caso. Quem levou a melhor foi o Porsche 911 GT3 RS, que superou BMW M2, Honda Civic Type R, Mercedes-AMG G63 e Toyota GR Corolla.
O valor máximo da categoria de Picape do Ano foi de até R$ 300 mil. E a nova geração da Ford Ranger levou a melhor sobre duas concorrentes de peso: Chevrolet Montana e Ram Rampage.
Concorreram nesta categoria modelos cujo valor supera os R$ 300 mil em sua versão de entrada. Dois ícones do mercado norte-americano disputaram o troféu e a Ford F-150 levou a melhor sobre a Chevrolet Silverado.
A GWM teve seu 1.5 híbrido eleito o melhor motor até 2.0 e também ganhou a Marca Digital. Já a categoria de motor acima de 2.0 ficou com a BMW. A Chevrolet Silverado venceu como Inovação do Ano com sistema DFM que desliga cilindros do motor V8, enquanto a Kia levou Publicidade do Ano por propaganda do Niro. Os engenheiros João Medeiros e Roger Guilherme foram os homenageados do Hall da Fama. Fechando a premiação, Tyler Li, presidente da BYD do Brasil, foi reconhecido como o Executivo do Ano.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews