Neste sábado (08.07), acontece a partir das 18 horas na Praça Delbray Cristofolli, o 1º Desafio das Merendeiras de Diamantino. O evento tem por objetivo valorizar o profissional que manipula os alimentos dentro das unidades escolares municipais e destacar a importância de uma alimentação saudável com itens oriundos da agricultura familiar. Ao todo 05 profissionais representarão sua unidade pública de ensino na competição.
O Desafio das Merendeiras, que acontece por meio do projeto “Cidade Empreendedora e Sustentável”, visa promover o talento, a cultura e a criatividade dos manipuladores de alimentos das escolas municipais. Incentivando a inovação nas formas de preparo e apresentação do prato para as crianças, envolvendo a culinária regional e priorizando os gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar.
Além disso, o grande vencedor leva para casa o valor de R$ 1.500,00, garante uma vaga na etapa estadual do Desafio e tem sua receita incluída no cardápio fixo das escolas municipais de Diamantino no segundo semestre deste ano.
Conheça os candidatos:
Claudia Cristina T. Grandizolli
Moradora do município de Diamantino há mais de 15 anos, Claudia Cristina T. Grandizolli, de 47 anos, é manipuladora de alimentos da Escola Municipal de Educação Infantil Carinha de Anjo e comentou sobre seu amor pela cozinha.
“Sou formada na área de licenciatura em ciências biológicas, sei que poderia estar atuando em sala de aula, mas a minha grande paixão é cozinhar. Trabalho com comida há 13 anos e meu sonho é ainda ter meu próprio restaurante”, frisou a profissional.
Claudia Grandizolli ainda compartilhou as boas lembranças que carrega consigo sobre as crianças e o amor pela educação.
“As crianças sempre correm para nos abraçar, elogiando e agradecendo pela comida do dia. Não existe alegria maior que essa, faz todo meu trabalho valer a pena. Sou chamada de tia, tia da merenda e amiga. Meus olhos brilham toda vez que vejo os pequenos satisfeitos e saudáveis”, frisou alegre.
Prato escolhido para o Desafio: Caldo Dourado
Cleide Costa da Silva
Também representando a Escola Municipal de Educação Infantil Carinha de Anjo, Cleide Costa da Silva, de 41 anos, comentou sobre a iniciativa em participar do 1º Desafio das Merendeiras de Diamantino.
“Eu tenho muito orgulho do meu trabalho e é uma honra representar a escola. Sempre gostei de cozinhar, trabalhar os sabores, texturas e temperos dos pratos do dia a dia. Decidi participar pois sou feliz com a minha profissão e quero mostrar um pouco mais do meu trabalho”, comentou.
Emocionada, Cleide Costa ainda compartilhou o sentimento positivo em poder contribuir com a formação dos pequenos diamantinenses dentro da comunidade escolar.
“Estar todos os dias com as crianças abre os nossos olhos, enxergamos a diferença que uma boa alimentação traz no dia a dia escolar e também para a vida dos pequenos. Algumas vezes a escola é a única porta para uma boa e completa alimentação. Então todo cuidado importa”, ressaltou a participante.
Prato escolhido para o Desafio: Fricassê de frango e salada
Eliana Ferreira Bernardo
Representando a Escola Municipal Rural Décio Furigo em Deciolândia, Eliana Ferreira Bernardo, de 40 anos, comentou sobre a importância da profissional que manipula os alimentos para a comunidade escolar.
“Vejo que temos um papel muito importante no desenvolvimento dos alunos, principalmente aqui na área rural, já que os alunos chegam muito cedo de casa e outros não têm as condições ideais de alimentação. É um compromisso que honramos com os pequenos todos os dias e que envolve muito cuidado, amor e atenção”, comentou a profissional.
Eliana Bernardo também compartilhou que o amor pela cozinha surgiu desde nova enquanto assistia a mãe cozinhar.
“Sempre gostei de cozinhar, desde pequena já sabia que era isso que queria fazer. A comida representa muito na minha vida, comecei vendo a minha mãe preparar os pratos e hoje meu coração transborda de alegria em poder oferecer meus pratos a ela. Assim demonstro meu amor”, frisou.
Prato escolhido para o Desafio: Galinhada
Luiz Carlos de Brito
Representando a Escola Municipal de Tempo Integral Brás Maimoni, Luiz Carlos de Brito, de 42 anos, comentou sobre o cuidado e o trabalho de introdução alimentar realizado dentro da unidade.
“Eu faço o possível e o impossível fazer com que os alunos gostem da comida. Sempre que possível introduzimos um alimento nutritivo e saudável no cardápio. Vamos fazendo pequenos testes de paladar e adequado de acordo com as crianças. Tudo com o objetivo de entregar o melhor para eles”, informou Luiz.
O manipulador de alimentos também compartilhou que cozinhar faz parte da sua rotina entre família e amigos.
“Minha família toda cozinha e eu trouxe hábitos e tradições comigo, para roda de amigos e momentos importantes. Sempre que posso vou enriquecendo os pratos e fazendo testes. Começou com a minha avó, depois minha mãe, em seguida minhas irmãs e hoje eu também faço parte desse amor pela comida”, falou.
Prato escolhido para o Desafio: Vovó Amarília
Vanila Guia de Almeida
Trabalhando há mais de 20 anos com manipulação de alimentos, Vanila Guia de Almeida, de 56 anos, representa o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Carmem Vieira Dias e compartilhou a grandiosidade do amor que sente em trabalhar contribuindo para o crescimento das crianças.
“Amor é a palavra que me representa, pois amo cozinhar para todas as crianças que passaram pela escola. Tudo o que eu cozinho é com atenção, cuidado, zelo e muito amor.
Vanila Almeida ainda destacou a surpresa que sentiu foi quando descobriu que iria trabalhar com manipulação de alimentos para crianças pequenas.
“Quando descobri que iria trabalhar em uma creche, percebi que seria um desafio pois as idades são diferentes do que estava acostumada. Hoje em dia eu só consigo pensar em formas melhores de cuidar e diversificar a alimentação dos pequenos até cinco anos”, comentou.
Prato escolhido para o Desafio: Arroz Nutritivo
Fonte: diamantino.mt.gov.br