Quantos obuseiros têm o Exército brasileiro?
“O Brasil não vai substituir as 170 viaturas que perfazem a nossa artilharia de obuseiros autopropulsados. Vamos substituir somente os 37 do modelo A2/A3, que são os mais antigos e estão no fim de tempo de serviço.”
Qual o melhor obuseiro do mundo?
Utilizar o calibre de 155 mm no armamento principal, conhecido como padrão OTAN. Este também deverá ter comprimento igual ou superior a 52 calibres;
Ter alcance de, no mínimo, 20 km para munições normais e 30 km para munições assistidas por foguetes;
Atingir uma velocidade de 70 km/h com autonomia de 500 km sem a necessidade de reservatórios de combustíveis complementares;
Ter proteção contra projéteis de calibre 7,62 × 51 mm;
Ser capaz de iniciar disparos em menos de três minutos após chegar ao local, prática conhecida como scoot-and-shoot;
A cadência deve ser de pelo menos quatro tiros por minuto;
Deve estar com uma linha de produção consolidada.
Quais as vantagens e desvantagens de cada obuseiro?
Obuseiro chinês Norinco SH-15
Obuseiro israelense Elbit Atmos
Obuseiro francês Nexter Ceasar
“Para um país do tamanho do Brasil, apesar de não ser requisito obrigatório, isso pode ser definidor“, comenta Veneu.
“Essa boa relação do Brasil com a França na área de defesa, com a transferência de tecnologia francesa para o Brasil já acontecendo há várias décadas”, disse. “É só lembrar do Riachuelo, submarino brasileiro que é derivado do Scorpene francês.”
Obuseiro eslovaco Konstrukta Zuzana 2
“Então não importa ter o superarmamento supersofisticado, mas em compensação a aquisição dele vai demandar um treinamento maior da tropa, uma demora maior na manutenção e até na fabricação, o que não nos atenderia.”
Por outro lado, destaca Avila, “em termos de transferências e tecnologias, a Excalibur Internacional é a empresa que está mais propensa a fazer esse tipo de parceria com o Brasil. Isso aí é um dado interessante de todas as que mais estão buscando parcerias até para ela também se desenvolver no mercado”, concluiu.
Fonte: sputniknewsbrasil