A combinação mais brasileira de todas, arroz com feijão, é capaz de oferecer inúmeros benefícios para a saúde, colaborando com o emagrecimento e o fortalecimento dos músculos por meio das proteínas presentes nos dois alimentos. A refeição é rica em fontes de vitaminas do complexo B e em cálcio, contribuindo também para a saúde dos ossos.
Para deixar a base da alimentação brasileira ainda mais rica, a médica nutróloga Marianna Magri explica quais são os diferentes tipos de feijão e o aporte nutricional de cada um deles para o nosso organismo.
1. Feijão carioca
O feijão tradicional, de cor marrom, é rico em ferro, fósforo e cálcio. Ele é excelente para a estrutura óssea e dos dentes e possui proteínas e fibras, sendo um ótimo aliado para evitar anemia. Além disso, ele equilibra o sistema digestivo, controla o apetite e ajuda a reduzir o risco de câncer e de doenças cardiovasculares.
2. Feijão Preto
O feijão preto é famoso por ser a base de um dos pratos brasileiros mais típicos: a feijoada. Ele é um dos mais nutritivos, possui magnésio, zinco, potássio e ajuda a combater a deficiência de ferro no organismo. Além disso, ele auxilia no combate ao colesterol e ao diabetes. Ele pode ser inserido tanto em dietas de emagrecimento, por possuir pouca gordura, quanto em dietas para ganho de massa muscular.
Continue lendo sobre o assunto no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.