Congresso de Jovens Cientistas, na Rússia, chega ao fim; brasileiro recebe prêmio de destaque


O tema principal do evento foi “Prioridades do desenvolvimento científico e tecnológico: criando o futuro hoje“. A idade dos participantes variou de 6 a 87 anos, com média de idade de 33 anos.
Participaram do congresso cerca de 500 instituições, entre elas 95 centros de ensino superior estrangeiros. Esse é o principal evento anual da Década da Ciência e Tecnologia na Rússia, anunciado pelas autoridades para acontecer até 2031.

“É impressionante que [os participantes] tenham uma ideia clara de como será a nossa vida no horizonte de 2036 e entendam como alcançá-la. Ao mesmo tempo, a sua prioridade é o ser humano: a sua natureza e a sua harmonia interior, que é importante preservar ao aplicar as tecnologias mais recentes”, disse Anton Kobiakov, conselheiro do presidente russo, Vladimir Putin.

No âmbito do congresso, também foi realizado o Fórum de Jovens Cientistas do BRICS. O evento reuniu o maior número de participantes de sua história: 180 delegados. Isso por conta da incorporação de novos membros, concretizada no início do ano com a chegada de Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita ao grupo. O fórum encerrou a presidência russa do BRICS na área de ciência, tecnologia e inovação.
O evento mais significativo do evento foi a sessão plenária, que contou com a presença de mais de 1,2 mil pessoas. Por sua vez, Putin cumprimentou os participantes e convidados com uma mensagem. Durante a sessão, os cientistas que mais se destacaram receberam prêmios.
A primeira usina nuclear flutuante do mundo, Akademik Lomonosov - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2024

O pesquisador brasileiro Thiago Edwiges, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) venceu o Prêmio Jovem Inovador do BRICS. O segundo lugar foi para o professor Yuan Wu, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, enquanto o terceiro lugar ficou com Dmitry Shadrin, cientista russo do Instituto Skolkovo de Ciência e Tecnologia. O vencedor da indicação especial foi outro representante da China: Xin Cai, da Universidade Tongji.
Além disso, durante o congresso foram assinados 27 acordos entre diferentes organizações destinadas a desenvolver a cooperação científica e educacional entre os países.
Da mesma forma, como é tradição, foram realizados mais de 40 eventos desportivos e culturais e programas noturnos científicos e de entretenimento para os participantes. A programação esportiva do congresso incluiu eventos de oito modalidades.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Lula viaja para Cúpula do Mercosul a fim de promover acordo com União Europeia
Próxima Grande pórtico de entrada de um templo ptolomaico é descoberto em antiga cidade egípcia (FOTOS)