Confira os assuntos abordados pelos deputados na sessão desta terça (3)


O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) destacou a passagem do Dia Nacional da Agroecologia e do Dia da Abelha, celebrados nesta terça-feira (3). O parlamentar afirmou que a agroecologia e a abelha são estratégicos para a vida no Planeta e alertou para os riscos da extinção desse inseto, devido à utilização inadequada dos agrotóxicos.

“Falar de agroecologia é falar muito além da produção ou do alimento saudável”, comentou. “E a abelha ocupa um papel estratégico, inclusive na produção de alimentos. Dizem os cientistas que se a abelha desaparecer da Terra, a raça humana não teria mais que quatro anos de existência.”

Fake news
O líder do Governo, deputado Massocco (PL), criticou a divulgação de informação, no fim de semana passado, de que se licenciaria do mandato de deputado por 30 dias. Ele classificou a notícia como fake news.

“Se tem um órgão que é bastante criticado junto com o STF é a imprensa, porque parte dela não presta um bom serviço”, disse.  “Fake news é a pior coisa que pode acontecer para a democracia.”

O parlamentar também destacou que o deputado Ivan Naatz (PL) vai assumir a liderança do Governo na Alesc. “A liderança é do Governo, não do Massocco”, declarou. “A liderança é o que menos interessa. O meu compromisso é com os catarinenses.”

Piso da enfermagem
Massocco comunicou o repasse de recursos do Estado para municípios e hospitais para o pagamento do piso salarial da enfermagem, instituído por lei sancionada em 2021, de autoria da atual secretária de Estado da Saúde, a deputada federal Carmen Zanotto. Segundo o deputado, enfermeiros, auxiliares e técnicos receberão o piso em breve, retroativo ao mês de maio.

Acesso BR-101-Bombinhas
O deputado Émerson Stein (MDB) criticou a Prefeitura de Bombinhas por mexer na obra de uma nova ligação viária entre a BR-101 e Bombinhas, no litoral Norte. Segundo ele, a obra está embargada por falta de licença ambiental.

Para ele, a atitude é uma tentativa de esvaziar a audiência pública de sua iniciativa que será realizada na noite desta quarta-feira (4), em Porto Belo, para tratar da nova ligação viária. “Já temos um pré-projeto para essa obra e vamos buscar a licença ambiental”, disse.

Trânsito
Mário Motta (PSD) repercutiu na tribuna editorial do jornal do Monatran, o Movimento Nacional de Apoio ao Trânsito, sobre o comportamento do motorista e suas consequências para a violência no trânsito. A publicação chamou a atenção para a responsabilidade dos proprietários de veículos na manutenção preventiva como forma de evitar acidentes.

O editorial, segundo Motta, também destacou o aumento no número de mortes em acidentes de moto na década passada. “É uma verdadeira guerra civil silenciosa pela qual passa o Brasil”, disse.

Falso moralismo
Lunelli (MDB) ocupou a tribuna para criticar o que chamou de “falso moralismo” praticado por políticos que são “bandidos travestidos de mocinhos”. O parlamentar também criticou os primeiros dois mandatos do presidente Lula, a recente decisão do Supremo contra o Marco Temporal, a liberação da maconha, além de afirmar que a economia brasileira “está em frangalhos e caminha em passos largos rumo ao penhasco.”

“A política necessita urgente de uma dose de honestidade”, declarou Lunelli. “A mentira tem pernas curtíssimas e a verdade nos aguarda na próxima esquina.”

Aborto
O deputado Sargento Lima (PL) destacou que entre os dias 8 e 12 deste mês haverá pelo país uma série de manifestações a favor da vida e contra a possível descriminalização do aborto, em discussão no Supremo. Segundo o parlamentar, o ato em Joinville está marcado para o dia 8.

Lima criticou a possível descriminalização do aborto e outras pautas, como as restrições ao acesso às armas e a derrubada do Marco Temporal.

“Deixar de tornar crime o que a lei já diz que é crime não é democracia”, disse. “Deve ter outro nome, mas não é democracia. Para mim, é insanidade ou mau-caratismo.”

Outubro Rosa
Zé Caramori (PSD) comentou sobre o mês Outubro Rosa, voltado à prevenção e ao combate ao câncer de mama. Utilizando um laço rosa – símbolo da campanha – na lapela, o parlamentar destacou a importância de entidades no enfrentamento dessa doença, que só neste ano deve registrar 39 mil novos casos em Santa Catarina.

“É importante valorizar todos aqueles que fazem seu papel para prevenir, informar e salvar vidas como a rede feminina”, destacou Zé Caramori, que anunciou para o dia 18 o lançamento, na Alesc, da Frente Parlamentar em Apoio à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Burocracia
Empossado nesta terça-feira, em substituição ao deputado Altair Silva (PP), que se licenciou por 30 dias por motivos particulares, Pedrão Silvestre (PP) propôs a criação de um grupo de trabalho composto por Ministério Público, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Assembleia e empreendedores, com o objetivo de fazer um mutirão para analisar os mais de cinco mil pedidos de licenciamento ambiental para novas empresas que aguardam por liberação do órgão ambiental do Estado.

“Só não se faz mais porque a burocracia e outras coisas que beiram a ilegalidade estão travando o desenvolvimento do Estado. E essas outras coisas precisam vir à tona e serem resolvidas, para que não se repita o que ocorreu recentemente em Florianópolis”, disse Pedrão, numa alusão às investigações sobre a cobrança de proprina por servidores públicos para a liberação de obras na prefeitura da Capital.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Fonte: alesc.sc.gov

Anteriores F1: Wolff diz que circuito de Suzuka mostrou os pontos fracos do W14
Próxima Lula sanciona Desenrola Brasil com limite para juros do cartão