Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi concluída com sucesso neste domingo (13), às 21h30, no Hospital DF Star, em Brasília. O procedimento de grande porte, uma laparotomia exploradora, teve como objetivo desobstruir o intestino e reconstruir a parede abdominal, sequelas da facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018. (Boletim no final da matéria).
De acordo com o boletim médico divulgado pela equipe liderada pelo médico Cláudio Birolini, a cirurgia durou 12 horas, o dobro da previsão inicial de seis horas. “O procedimento de grande porte teve duração de 12 horas, ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue. A obstrução intestinal era resultante de uma dobra do intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal e que foi desfeita durante o procedimento de liberação das aderências“, detalhou a equipe médica, que também incluiu os médicos Leandro Echenique, Ricardo Camarinha, Brasil Caiado, Guilherme Meyer e Allisson Barcelos Borges.
Nas redes sociais, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro expressou seu alívio e gratidão à equipe médica. “Nossos anjos aqui na Terra! Por 12 horas, Deus usou as mãos dessa equipe maravilhosa para cuidar do meu amor. Minha eterna gratidão a essa equipe médica extraordinária que, com precisão, competência e humanidade, conduziu as 12 horas de cirurgia do nosso capitão. O cuidado de vocês fez toda diferença. OBRIGADA!”, escreveu Michelle, acompanhando a mensagem com uma foto da equipe cirúrgica.
Ainda no sábado (12), o médico Leandro Echenique já havia adiantado que a cirurgia seria extensa, visando corrigir “a parte das obstruções das alças intestinais”, retirar e recolocar a tela abdominal implantada anteriormente. Ele ressaltou que o abdômen de Bolsonaro já passou por múltiplas intervenções desde o ataque de 2018. Esta foi a sétima cirurgia a que o ex-presidente precisou se submeter desde o atentado. A expectativa é que Bolsonaro permaneça internado no Hospital DF Star para recuperação pós-operatória.
Veja a íntegra do boletim:
NOTA À IMPRENSA
Brasília, 13 de abril de 2025
O ex-Presidente da República Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia de grande porte para extensa lise de aderências e reconstrução da parede abdominal.
O procedimento durou cerca de 12 horas, transcorreu sem intercorrências e não exigiu transfusão de sangue. A obstrução intestinal foi causada por uma dobra no intestino delgado, que dificultava o trânsito intestinal. Essa condição foi resolvida durante o processo de liberação das aderências.
No momento, o ex-presidente encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), clinicamente estável, sem dor, e recebendo suporte clínico, nutricional e medidas de prevenção de infecções.
Equipe médica:
Dr. Cláudio Birolini – Chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique – Médico cardiologista
Dr. Ricardo Camarinha – Médico cardiologista
Dr. Guilherme Meyer – Diretor Médico do Hospital DF Star
Dr. Allisson Barcelos Borges – Diretor Geral do Hospital DF Star
Fonte: gazetabrasil