A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou na noite de quinta-feira (09.10), no auditório da SEMED, a cerimônia de encerramento da Semana de Educação Ambiental Diamantinense (SEAD) 2025, com a entrega dos prêmios do Concurso de Poesia “Cerrado Legal”.
O evento reuniu pais, alunos, professores e comunidade, marcando o sucesso de um trabalho educativo que envolveu as escolas municipais ao longo do mês, mobilizando mais de 500 estudantes.
O projeto Semana de Educação Ambiental Diamantinense teve como objetivo fomentar a educação ambiental por meio da valorização dos ecossistemas locais, oferecendo atividades práticas e palestras relacionadas a datas comemorativas, como o Dia Nacional do Cerrado, o Dia Nacional da Limpeza das Águas, o Dia Internacional da Árvore e o Dia da Defesa da Fauna.
O Concurso de Poesia “Cerrado Legal”, voltado para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, foi uma das principais ações de estímulo à pesquisa, à leitura e à produção literária e contou com o apoio dos professores das escolas municipais Castorina Sabo Mendes, Brás Maimone, Elza Martins de Queiroz e João Batista de Almeida.
O projeto contou com palestras ministradas por Andressa Ramos, Domingos Roberto e do Sargento do Corpo de Bombeiros, Jardel Mendel, com o apoio de instituições como Cooperativa Sicredi, Cooperativa Sicoob, empresa Águas de Diamantino e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).
O concurso contou com uma comissão julgadora que avaliou os trabalhos segundo critérios técnicos, priorizando a adequação ao tema, criatividade, linguagem e correção gramatical, os alunos com as melhores poesias sobre o tema ganharam uma bicicleta cada.
Para o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, o circuito com quatro semanas de palestras possibilitou mostrar aos alunos a importância da preservação ambiental.
“Hoje encerramos a Semana de Educação Ambiental com a sensação de dever comprido, foram várias semanas mostrando através de palestras e atividades, a importância da preservação do meio ambiente para nossos alunos.”
Lucas Gabriel Garcia, um dos coordenadores do evento falou sobre o Concurso “Cerrado Legal”.
“O objetivo desse projeto é promover o engajamento das crianças com o tema e a preservação do cerrado, através de palestras e o desenvolvimento dos trabalhos apresentados em forma de poesia nesta noite.”
Isadora Cristina Rodrigues, aluna do 5° ano da Escola João Batista de Almeida, buscou inspiração no que aprendeu sobre o cerrado para escrever sua poesia.
“Eu aprendi que devemos cuidar e preservar as belezas do nosso cerrado, fiquei muito feliz em ter participado do concurso e mais feliz ainda por ter ganhado.”
Pedro Henrique, aluno do 5° ano da Escola Elza Martins de Queiroz, relatou que seus pais e sua professora o ajudaram e incentivaram a participar do projeto.
“Agradeço meus pais e minha professora, eles me ajudaram muito, pra eu escrever minha poesia, eu aprendi várias coisas sobre desmatamento, que devemos preservar as nascentes e evitar as queimadas que destroem o nosso cerrado.”
Conheça os Vencedores do Concurso “Cerrado Legal”
4° ano
3° Lugar: Melissa Siqueira Figueiredo Moro (Escola João Batista de Almeida)
2° Lugar: Patrícia Reis Maia (Escola João Batista de Almeida)
1° Lugar: Caio Cesar de Oliveira Pereira (Escola Elza Martins de Queiroz)
5° ano
3° Lugar: Pedro Henrique Silva dos Santos (Escola Elza Martins de Queiroz)
2° Lugar: Izadora Cristina Rodrigues (Escola João Batista de Almeida)
1° Lugar: Melissa Porto Claudino da Silva (Escola Brás Maimone)
Estiveram presentes no evento, o Vice-Prefeito Antônio Martins Teixeira, a Secretária Municipal de Educação, Wânia Maria Augusto, representantes das cooperativas e empresas apoiadoras, entre eles representantes da Cooperativa Sicoob, Elisa Carolina Muller Ascari, e João Andrade, da empresa Águas de Diamantino.
Os professores orientadores dos alunos premiados receberam uma moção de aplauso em reconhecimento ao trabalho realizado e ao incentivo ao desenvolvimento do ensino no município. A homenagem acontecerá durante sessão da Câmara Municipal, em data a ser divulgada.
Fonte: diamantino.mt.gov.br






