CONAMP filia Augusto Aras e marca primeiro ingresso de ex-procurador-geral da República em 55 anos


A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) registrou um marco histórico nesta semana ao filiar, pela primeira vez, um ex-procurador-geral da República. Augusto Aras, que comandou a Procuradoria-Geral da República (PGR) entre 2019 e 2023, tornou-se associado durante o XXVI Congresso Nacional do Ministério Público, realizado de 11 a 14 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Na cerimônia, Aras destacou o papel constitucional do Ministério Público e relembrou o compromisso ao assumir o comando da PGR. “Quando fui chamado para ser procurador-geral, voltei à Constituição e me detive no capítulo das funções essenciais à Justiça, especialmente na seção dedicada ao Ministério Público”, afirmou.

O ex-PGR agradeceu o apoio recebido durante sua gestão, especialmente no enfrentamento da pandemia, e ressaltou a importância da unidade da instituição. “A indivisibilidade do Ministério Público é o que nos fortalece e garante uma atuação coesa em defesa dos direitos e garantias fundamentais”, disse.

O presidente da Conamp, Tarcísio Bonfim, afirmou que recebeu com grande satisfação o Dr. Augusto Aras no quadro associativo. “Sua liderança e presença nacional no Ministério Público muito nos honram. O diálogo constante e aberto mantido pelo Dr. Aras, sobretudo, destacou o seu compromisso com a defesa do Ministério Público brasileiro. Em parceria, abordamos os temas relevantes e fortalecemos nossa instituição, objetivo primordial da CONAMP e de cada membro do Ministério Público”, afirmou.

Para o procurador-geral de Justiça do MPDFT e atual presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais – CNPG, Georges Seigneur, a filiação de Aras reforça o caráter integrador da CONAMP. “Dr. Augusto Aras sempre teve a visão de um Ministério Público unificado e forte. O apoio que sempre foi dado aos ramos e unidades da União demonstrou uma visão de um Ministério Público genuinamente brasileiro, atuando em cooperação e harmonia. Seu ingresso como filiado à CONAMP é um marco histórico, sendo mais um passo para a atuação conjunta de todos os Ministérios Públicos do país”, declarou.

Manoel Murrieta, ex-presidente da CONAMP, afirmou que a admissão formal do Dr. Aras no quadro associativo da CONAMP constitui um reconhecimento jurídico de sua atuação, que já se manifestava desde sua posse como procurador-Geral da República. “É com grande satisfação que a CONAMP testemunha este momento, pois o Dr. Aras, dentre os procuradores-Gerais, destacou-se pela defesa dos princípios do Ministério Público brasileiro, promovendo a união e a indivisibilidade da instituição”, declarou.
Para ele, Augusto Aras desempenhou um papel fundamental em diversas lutas em prol da classe, fortalecendo o Ministério Público, especialmente nos momentos de desafios à democracia durante sua gestão na PGR. “Regozijamo-nos com a presença do Dr. Aras em nosso quadro, celebrando o reconhecimento de sua importância e a valorização de um associado de tão elevado nível. Viva o Ministério Público brasileiro, ideal que sempre me inspirou e que se manifesta, de forma tão expressiva, na postura do Dr. Aras”, concluiu.

O Procurador-Geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, destacou que Augusto Aras sempre foi um defensor da união e da coesão institucional do MP. “Dr. Augusto Aras sempre se destacou como uma liderança comprometida com a unidade do Ministério Público brasileiro. Durante sua gestão na PGR, reafirmou princípios essenciais como a indivisibilidade e a atuação integrada entre os ramos e unidades, fortalecendo a identidade constitucional que nos orienta”, lembrou. Ele afirmou ainda que a CONAMP recebe não apenas um ex-procurador-geral, mas alguém que “contribui de forma decisiva para a construção e o fortalecimento do Ministério Público no país.”

CONAMP filia Augusto Aras e marca primeiro ingresso de ex-procurador-geral da República em 55 anos 2

Fonte: Congresso Nacional do MP

Anteriores Pelo terceiro dia consecutivo, preços do café encerram sessão registrando fortes baixas nas bolsas internacionais
Próxima Lanças encontradas no fundo de lago na Polônia atestam habilidade de antigos mestres na metalurgia (FOTOS)