“Todos os 32 mísseis interceptadores do Patriot, que tinham como alvo mísseis hipersônicos Kinzhal, falharam. O custo total de seu lançamento foi de US$ 96 milhões [cerca de R$ 475 milhões]”, aponta o artigo.
O sistema de defesa antiaérea dos EUA foi deixado para proteger a capital ucraniana de grandes ataques russos em infraestrutura crítica, já que seu grau de mobilidade é ainda menor do que o das opções soviéticas do sistema S-300. Isso não permitiu que o complexo Patriot fosse implantado mais perto do front para fornecer cobertura às tropas, observa o portal.
Nesta semana, as Forças Armadas da Rússia realizaram um ataque maciço contra as posições de implantação das unidades ucranianas, bem como contra locais de armazenamento de armas ocidentais, equipamentos e munições. Em particular, o míssil hipersônico Kinzhal atingiu o complexo antiaéreo Patriot em Kiev.
No final de março, o Pentágono comunicou que os Estados Unidos poderiam entregar os sistemas Patriot à Ucrânia mais rápido do que era esperado, confirmando que 65 militares das Forças Armadas da Ucrânia já haviam sido treinados para usar esses sistemas.
Moscou tem repetidamente afirmado que a assistência militar ocidental não augura nada de bom para a Ucrânia e apenas prolonga o conflito, acrescentando que qualquer carga com armas se torna um alvo legítimo para as Forças Armadas da Rússia.
Fonte: sputniknewsbrasil