Diga com sinceridade. Você conhece algum motorista que confere se todas as luzes externas do carro acendem, antes de sair dirigindo? Eu não conheço. E se a prática soa estranha, saiba que ela é bem-vinda.
Afinal, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera infração média conduzir veículo com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com as lâmpadas queimadas. Além de comprometer a segurança e enxergar mal, o motorista ainda pode levar uma multa de R$ 130,16, quatro pontos na CNH e ter o veículo retido.
Se você quiser verificar as lâmpadas de ré e dos freios, pode contar com a ajuda de outra pessoa, levar o carro a um autoelétrico ou mecânico ou, se estiver sozinho, arrumar um sarrafo.
Comentei com um mecânico que, nos anos 1990, em minha curta experiência como ajudante de oficina, aprendi a encaixar uma ripa de pau, ou cano de ferro, entre o assento do motorista e o pedal para checar as luzes de freio. Ele sorriu dizendo que essa técnica é usada até hoje, em carros mais antigos.
Fica a dica para entusiastas solitários: ligue o contato sem dar a partida, engate a ré, acione o alerta e calce o pedal de freio. Pronto, tudo deve acender!
Fernando Oliveira, da Olivercar Soluções Automotivas, localizada em São Paulo, no entanto, lembra que as coisas mudaram bastante: “Se o carro for ano 2016, ou mais novo, a gente conecta um scanner (aparelho pouco maior do que uma máquina de cartão de débito) ao carro para saber se existe alguma anomalia, como uma lâmpada queimada”.
Já sobre os valores para substituir uma lâmpada, Oliveira cita como exemplo que a troca de uma luz queimada do farol de Chevrolet Onix custa R$ 60. “Mas não instalamos lâmpadas de LED caso as originais não sejam da mesma tecnologia”, alerta.
Em pesquisa no shopping de peças automotivas Mercadocar, confirmei que uma lâmpada do tipo H4, que equipa o farol do Chevrolet Onix, ano 2020, por exemplo, custa entre R$ 18,90 e R$ 22,90, dependendo da marca. E que cada luz da lanterna, para o mesmo hatch, sai por R$ 2,99 (um polo), ou R$ 3,59 (dois polos). Já a luz de freio custa R$ 10,90 – mesmo preço para a luz de direção.
Outra lâmpada com muita saída é a do tipo H19, que equipa o farol do Hyundai HB20, ano 2020, e custa R$ 59,90, cada. Todas as demais luzes do hatch, seja da lanterna, ou de luz de direção, têm valores iguais aos do Onix.
Quem não quiser pôr a mão na massa pode optar por pagar R$ 5 pela mão de obra para a substituição de cada luz de farol, lanterna ou luz de direção. E R$ 15 pela troca de uma lâmpada do farol de milha.
Como referência, a mesma loja vende o par de lâmpadas “Super LED” do tipo H4, com custo entre R$ 166,90 e R$ 173,36. E um kit completo de luzes de LED, composto por pares de lâmpadas H4, H8, H11 e H16, usadas no Nissan Tiida, Nissan Versa, Renault Sandero e Hyundai i30, entre outros, custa R$ 699 – já com o chicote incluso.
Mas, fique atento. Apesar de deixar o carro mais bonito, com maior poder de iluminação e de não esquentar como as halógenas, as lâmpadas de LED só podem ser instaladas em carros que tenham essa tecnologia de série.
A regra é clara e consta na Resolução 667/17 do Conselho Nacional de Trânsito, que desde janeiro de 2021 proíbe a substituição das lâmpadas dos faróis e das lanternas originais do veículo.
A infração pelo descumprimento da lei é considerada grave, com aplicação de multa de R$ 195,23 e mais cinco pontos na CNH do condutor. Não é à toa que tanto o Mercadocar, que vende lâmpadas de LED, como as oficinas consultadas, não trocam halógenas por LED quando o item não vem de fábrica.
Já para um modelo que sai de fábrica equipado com LED, como um Volkswagen T-Cross ano 2020, a mão de obra para instalar o kit de luzes mais caro oferecido pelo Mercadocar é de R$ 50. “É quanto eu cobro pelo serviço, nem precisa agendar”, diz Otaniel Cardoso, da Oficina Rentacar, também de São Paulo.
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Fonte: direitonews