O sistema imunológico é responsável por defender o corpo de agentes invasores, como vírus, fungos e bactérias. Composto por células, tecidos e alguns órgãos, ele precisa estar bem azeitado para enfrentar as ameaças à saúde.
Alguns hábitos ruins, como o consumo de álcool e cigarro ou um período de estresse e noites mal dormidas, atrapalham o funcionamento do sistema imunológico, fazendo com que a pessoa fique mais suscetível a adoecer.
Uma dieta equilibrada combinada a exercícios moderados e bons hábitos de sono colabora para o funcionamento do sistema imunológico. Com a pandemia de Covid e a ameaça constante representada pelo coronavírus, a eficiência do sistema imunológico passou a ser uma prioridade na vida das pessoas.
“Os pacientes estão mais preocupados com isso, buscando orientações preventivas com profissionais de saúde ou investigando as razões para fraqueza ou gripe constante, por exemplo. Estar atento a essas questões é importante, a preocupação com o sistema de proteção do nosso organismo deve ser constante”, ressalta Manuela Dowsley, otorrinolaringologista da clínica Otorrino DF, em Brasília.
Quando o sistema imunológico não está funcionando bem, o indicado é eliminar os hábitos ruins e reforçar o consumo de alimentos antioxidantes, como frutas ricas em vitamina-C, por exemplo.
Saiba quais são os principais sinais de imunidade baixa:
– Infecções recorrentes, como amigdalites;
– Doenças simples que demoram a passar, como gripes;
– Cansaço excessivo;
– Manchas vermelhas ou brancas na pele;
– Queda acentuada de cabelos;
– Unhas fracas.
Veja na galeria alimentos que ajudam a aumentar a imunidade:

O salmão é rico em ômega 3Pixabay

As sementes de girassol, assim como as castanhas, são ricas em selênioIstock

As castanhas são um superalimentoiStock

A vitamina C presente nas frutas cítricas, como o limão, a laranja e a tangerina, também fortalece o sistema imuneNery Montenegro – Unsplash

Gorduras boas também são indicadas pela especialistaPixabay

A batata doce também está na lista de alimentos que favorecem a imunidade, pois é rica em vitamina AUnsplash
0
Saiba o que fazer para aumentar a imunidade:
1. Alimentação saudável: ter uma alimentação balanceada garante que os nutrientes sejam absorvidos de forma correta pelo corpo;
2. Exercitar-se: realizar atividades físicas aumenta a produção das células que agem no sistema imunológico, além de favorecer o funcionamento cardiovascular e diminuir a pressão sanguínea;
3. Manter-se hidratado: o indicado são 2 litros de água por dia para manter o organismo livre de impurezas.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.