Como proteger a pintura do carro na nova onda de calor


Após semanas de clima fresco em decorrência de uma frente fria, o Brasil voltará a registrar novas ondas de calor. Estima-se que as temperaturas podem superar os 40°C na região central do país, de acordo com o monitoramento meteorológico da Climatempo. Neste cenário, deixar o carro parado no sol forte pode desgastar a pintura.

Autoesporte entrevistou um especialista do setor de funilaria para trazer dicas sobre como não prejudicar a pintura do carro nos dias de calor intenso. Acompanhe:

Ricardo Vettorazzi, gerente técnico da divisão de repintura da PPG, fornecedora de tintas, revestimentos e materiais, afirma que capas protetoras podem ajudar a manter o bom estado na pintura. Este acessório, porém, deve ser usado com bastante cuidado.

Isso é válido para casos em que o carro ficará exposto ao sol forte por muitas horas, como vagas de garagem descobertas em casas ou condomínios. Afinal, a incidência constante e prolongada de raios ultravioleta, bem como o calor intenso, podem deixar a pintura do carro fosca ou manchada.

Mas há um alerta. “A limpeza do veículo deve ser realizada antes do uso desse tipo de proteção. Cobrir um carro úmido pode causar a aparição de manchas“, disse Vettorazzi.

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Há quem utilize gasolina, álcool e outros solventes ao lavar o carro. De acordo com o gerente técnico Ricardo Vettorazzi, estes produtos causam a deterioração da pintura e devem ser evitados.

“O correto é usar sabão com pH neutro para higienizar o veículo”, ressalta. Além disso, o proprietário deve sempre utilizar produtos próprios para a limpeza da carroceria, evitando misturas ou outros compostos. Usar sabão em pó para lavar o carro pode causar arranhões na lataria, por exemplo.

Luvas de lavagem, toalhas de lã natural ou panos de microfibra são aliados do motorista na conservação do carro, principalmente nos dias quentes. Assim, você evitará a aparição de arranhões ou marcas que podem deixar a pintura fosca com a incidência do sol.

Deixar o carro secar no sol poderia ser uma boa ideia para poupar esforço, mas especialistas desaconselham a prática. Isso porque os respingos podem deixar marcas na lataria durante as ondas de calor. Ao finalizar a lavagem, é ideal utilizar um pano de microfibra para tirar o excesso de água.

Outra prática comum para proteger a carroceria do carro é o polimento. O método, entretanto, pode se tornar o vilão da história se não for feito de forma correta, com os produtos certos.

“Se utilizado com exagero, o polimento não ajuda tanto na conservação da pintura quanto se imagina. O ideal é usar produtos à base de água e de alto teor de sólidos, que duram mais quando expostos aos eventos climáticos”, pontuou Vettorazzi.

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Fonte: direitonews

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