As corridas por aplicativo se popularizaram como uma alternativa de mobilidade e possibilidade de gerar renda. Mesmo assim, muitos podem ter dúvidas na hora de solicitar as viagens, pela não familiarização com o uso dos eletrônicos, por não ter um celular moderno ou o mesmo por não ter Uber e 99 instalados no aparelho. Nesses casos, saiba que há como ajudar, já que é possível solicitar uma corrida pelo seu próprio celular para uma outra pessoa. Autoesporte te mostra como fazer isso.
Para se ter uma ideia do tanto de gente que utiliza aplicativos de corrida, segundo dados da Uber de 2023, cerca de 125 milhões de brasileiros já utilizaram o aplicativo pelo menos uma vez; número que equivale a aproximadamente 80% da população adulta do país.
Uber
1. Após clicar na barra de pesquisas “Para onde?”, selecione a aba “Para mim” no canto superior da tela;
2. Clique em “Adicionar um usuário”;
3. Informe os dados do novo passageiro solicitados pelo aplicativo: nome e número de telefone. É possível escrever os dados diretamente nos campos, ou encontrar a pessoa em sua lista de contatos. Após esse procedimento, clique em “Adicionar usuário”;
4. O nome do novo passageiro ficará disponível em uma aba acima da barra de buscas. Clicando no ícone, é possível acessar um menu onde e visualizar todos os usuários adicionados (incluindo o dono da conta);
5. Após as etapas anteriores, basta informar o destino da pessoa e confirmar a categoria da corrida e o local de partida;
6. O passageiro receberá uma mensagem de texto via Whatsapp (ou SMS) informando quem solicitou a corrida e os dados do motorista, veículo e previsão de chegada no local combinado. Além disso, é disponibilizado um link para acompanhar o trajeto.
99
1. Após clicar na barra de pesquisas “Para onde?”, informe o destino da viagem;
2. Ao carregar o menu de opções de viagem, aparecerá um ícone indicando “Mudar o passageiro” no canto inferior esquerdo da tela. Selecione o ícone e clique em “Incluir outra pessoa” (você pode incluir até 10 pessoas diferentes em sua conta);
3. Informe os dados do novo passageiro solicitados pelo aplicativo: nome e número de telefone. É possível escrever os dados diretamente nos campos, ou encontrar a pessoa em sua lista de contatos. Após esse procedimento, clique em “Confirmar”;
4. O nome do novo passageiro ficará disponível junto ao ícone no canto inferior esquerdo da tela. Clicando no ícone, é possível acessar um menu onde é possível visualizar todos os usuários adicionados (incluindo o dono da conta);
5. Após as etapas anteriores, basta confirmar a categoria da corrida e o local de partida;
6. O passageiro receberá uma mensagem de texto via SMS informando os dados do motorista, veículo e previsão de chegada no local combinado. Além disso, é disponibilizado um link para acompanhar o trajeto.
Vale ressaltar ainda, que não é necessário possuir qualquer um dos aplicativos instalados no celular para que possa ter uma corrida solicitada pelo celular de outra pessoa. Isso porque, um SMS com informações como o nome do motorista, modelo e placa do veículo, além da previsão de chegada no local indicado é enviado ao passageiro. Assim, também não é necessário estar no mesmo ambiente em que o dono da conta em que a viagem será realizada está.
No caso da Uber, entretanto, se a pessoa que teve a corrida solicitada tiver o aplicativo baixado em seu celular, pode autorizar para receber as informações da viagem através do próprio aplicativo.
Já o pagamento da corrida pode ser realizado normalmente através do aplicativo (cadastrando um cartão ou saldo na conta da própria plataforma), ou ainda diretamente ao motorista com dinheiro, Pix ou cartão (de acordo com a modalidade disponível em cada um dos apps).
É necessário saber também que não é possível solicitar uma corrida para si próprio enquanto outra pessoa estiver realizando uma viagem solicitada por você. Assim, é preciso esperar o fim da viagem para solicitar um novo serviço.
A medida é importante, pois evita mal entendidos durante o embarque e desembarque de passageiros, além de garantir segurança tanto para quem solicita a viagem, como para o próprio motorista. Isso porque, caso eventos inesperados envolvendo a insegurança e integridade de uma das partes aconteçam no trajeto, há o registro formal de que o usuário cadastrado no aplicativo não estava presente no carro.
Assim, mesmo nos casos em que a intenção é solicitar uma viagem para um amigo ou familiar próximo, o recurso acima é o procedimento mais recomendado.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews