Como pagar corridas na Uber com Pix


O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos oferecido pelo Banco Central do Brasil desde 2020 a fim de facilitar transações entre diferentes instituições financeiras. Disponível 24 horas por dia todos os dias da semana, o sistema facilita compras e o pagamento de serviços como, por exemplo, corridas por aplicativo.

Apesar de intuitivo, o uso do Pix neste caso pode gerar dúvidas. Até porque existem diferenças quanto ao seu uso em Uber e 99 – os apps de transporte mais usados do Brasil.

Na Uber, por exemplo, é possível pagar por uma corrida utilizando o Pix diretamente pelo aplicativo. Nesse caso, assim como acontece quando se utiliza um cartão de débito ou crédito, o motorista parceiro recebe sua porcentagem referente ao serviço.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Já a 99 não tem modalidade de pagamento por Pix; apenas em dinheiro ou cartão. No entanto, existe a possibilidade de utilizar o sistema para transferir o valor ao fim do trajeto.

Dito tudo isso, Autoesporte te mostra agora, passo a passo, como usar o Pix como meio de pagamento para corridas com a Uber e também como alternativa no caso da 99. Confira!

1. Após selecionar o destino da corrida, a opção de pagamento pré-selecionada ficará visível no canto inferior esquerdo da tela. Para alterar, basta clicar em cima do método de pagamento mostrado (desenho seguido pela palavra “dinheiro” ou pelos quatro últimos dígitos do cartão cadastrado).

2. No menu “Opções de Pagamento” selecione a opção “Pix”. Caso o método não esteja disponível, retorne ao menu principal e acesse “Conta” > “Carteira” > “Adicionar forma de pagamento” > “PIX”.

3. Com destino, método de pagamento e categoria da corrida selecionados, clique em “Escolher” e selecione o local de partida.

4. Um código Pix será gerado. Basta copiá-lo e efetuar o pagamento por meio do aplicativo do banco. Para tal, é só clicar em “Copiar Código Pix” e usá-lo para na opção “Pagar com Pix Copia e Cola” no app da sua instituição financeira. Há um prazo específico para realizar a operação, informado pela própria Uber.

5. Pronto! O pagamento será confirmado e a viagem encaminhada aos motoristas parceiros mais próximos.

Existem motoristas parceiros que aceitam o pagamento via Pix quando a opção de pagamento está selecionada para dinheiro. Autoesporte, no entanto, questionou a Uber sobre esse tipo de operação. A empresa recomenda que o pagamento seja feito “diretamente na plataforma, e não ao motorista parceiro”. A companhia esclareceu ainda que não solicita transferências diretas para as contas dos prestadores de serviço.

Por fim, se a viagem for cancelada, o usuário terá o valor reembolsado diretamente na conta bancária da qual o Pix foi realizado.

1. Após selecionar o destino da corrida, a opção pré-selecionada ficará visível no canto inferior esquerdo da tela. Para alterar, basta clicar em cima do método de pagamento mostrado (desenho seguido pela palavra “dinheiro” ou pelos quatro últimos dígitos do cartão cadastrado).

2. Embora o app da 99 não ofereça pagamento via Pix diretamente pela plataforma, é possível utilizar o sistema de transferência ao selecionar as opções “dinheiro” ou “maquininha de cartão”, ambas disponíveis para seleção na aba “Métodos de Pagamento”.

3. Ao selecionar o método de pagamento e a categoria da corrida, basta clicar em “Solicitar” para encontrar o motorista mais próximo. A corrida seguirá normalmente, independentemente da opção selecionada.

4. Ao final do percurso, o celular do motorista indicará o valor a ser pago pelo serviço (igual ou semelhante ao indicado no ato da solicitação, a depender de recálculo na rota ou cobrança de taxa de espera).

5. Por fim, o motorista parceiro deve compartilhar com o usuário sua chave Pix (celular, e-mail, CPF, aleatória, ou até mesmo um QR Code) para que o pagamento seja efetuado. O QR Code, vale frisar, também pode ser gerado pela máquina de cartões.

6. Pronto! Agora é só usuário realizar a transferência ao acessar sua conta bancária por meio do app no celular.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Alexandre de Moraes é alvo de ação nos EUA por ordem contra Allan dos Santos
Próxima Phil Collins revela estado de saúde delicado: “Muito doente”