Como funciona o rodízio de carros em São Paulo


O Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores no Município de São Paulo, também chamado de rodízio municipal, foi criado para reduzir a circulação de automóveis em determinadas regiões da cidade de São Paulo.

Desta forma, a restrição é válida de segunda a sexta-feira, de acordo com o final da placa dos veículos. Durante os finais de semana e feriados, todos os carros podem circular. Pela manhã, o rodízio começa às 7h e funciona até às 10h. Na parte da tarde, o início é às 17h e encerra às 20h.

Vale lembrar que nos feriados — e muitas vezes na sua emenda — o rodízio é suspenso. Entre o final de um ano e início do seguinte também há suspensão. Para saber todas essas informações atualizadas nas respectivas datas, basta acessar o site da Autoesporte.

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Somente algumas regiões da capital paulista fazem parte deste perímetro proibido nos horários citados. Essas áreas são conhecidas como minianel viário e engloba os seguintes locais:

O motorista que for flagrado rodando nas áreas de restrição durante o seu dia e horário de rodízio recebe multa de R$ 130,16, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

São Paulo é a única cidade do Brasil que implementou o rodízio de veículos. Mesmo assim, quem circula com um veículo licenciado em outra cidade dentro da zona e em dia de rodízio pode ser multado.

Entretanto, tramita na Câmara dos Deputados uma proposta que pretende mudar essa lei. O Projeto de Lei 905/23 quer proibir que multas sejam aplicadas nestes casos. O texto, porém, não prevê o fim da infração por não respeitar o rodízio. Portanto, caso seja aprovado, o infrator poderá receber pontos na CNH, mas a multa será anulada e não vai gerar qualquer tipo de penalidade ou restrição ao veículo ou ao proprietário.

Sim. Os radares de velocidade têm câmeras para identificar os infratores. A prova disso é que há uma fotografia do momento para comprovar que o infrator passou pelo local quando a multa chega na residência do motorista.

E mesmo que o condutor esteja dirigindo na velocidade correta da via, a câmera também monitora o movimento. Portanto, fique sabendo que o radar de velocidade é um “dedo-duro” de quem trafega em áreas proibidas de rodízio.

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Fonte: direitonews

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