Como a Turquia enfrenta desafios da política externa estando entre Rússia e EUA?


Em 22 de julho de 2022, Rússia, Ucrânia, Turquia e as Nações Unidas fecharam um acordo para fornecer um corredor marítimo humanitário para navios com alimentos e fertilizantes exportados dos portos ucranianos do mar Negro. O acordo foi prorrogado em novembro até 18 de março.

“Alguns dos problemas que a Rússia enfrenta são realmente problemas. O secretário-geral da ONU e nós estamos fazendo grandes esforços. Transmitimos estas questões a todos os nossos interlocutores com os quais nos reunimos à margem do G20 […] As preocupações da Rússia, ou melhor, as dificuldades que ela está enfrentando, todas elas ainda não foram superadas […] Estamos trabalhando duro em estreita coordenação, especialmente com a ONU e o secretário-geral da ONU, para tomar estas medidas e renovar o acordo”, disse a fonte, comentando a situação em torno da renovação da Iniciativa de Grãos.

Grãos de arroz russo - Sputnik Brasil, 1920, 05.03.2023

Ele também comentou a visita do general do Exército dos EUA Mark Milley, presidente do Estado-Maior Conjunto, à base americana no nordeste da Síria, após a qual o embaixador dos EUA em Ancara foi convocado ao Ministério das Relações Exteriores da Turquia.
Os EUA disseram então que Mark Milley havia se encontrado com as tropas norte-americanas e não havia mantido negociações com as milícias curdas, reconhecidas como organizações terroristas na Turquia.

“O embaixador dos EUA foi convidado e recebeu os avisos e mensagens adequados […] Mas a verdade é esta: quer tenha havido ou não negociações, os EUA continuam a apoiar esta organização terrorista”, deu seu comentário a fonte.

Um membro da delegação turca ajusta a bandeira antes de um discurso do presidente turco Recep Tayyip Erdogan em uma cúpula da OTAN em Madri, Espanha - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2023

O diplomata também foi perguntado sobre a reunião dos representantes da Turquia, Suécia e Finlândia em Bruxelas, em 9 de março, a respeito da adesão desses países à OTAN.
Segundo ele, a questão particular da adesão dos países à OTAN não faz parte da agenda desta reunião.

“Haverá uma discussão ponto por ponto sobre se as obrigações previstas no Memorando de Entendimento foram cumpridas pela Suécia e pela Finlândia. Em princípio, elas não foram cumpridas. Mudanças e esclarecimentos em algumas leis precisam ser convertidos em passos concretos. Por exemplo, o financiamento do terrorismo, recrutamento de pessoas, propaganda e outros”, afirmou o diplomata de alto nível.

Bandeiras da Turquia no primeiro plano, e dos EUA no segundo plano, fora da embaixada dos EUA em Ancara, Turquia, 25 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Gestores municipais se preparam para mudanças na distribuição do ICMS
Próxima Corte de custos: Amazon fecha oito lojas de conveniência