O Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo (Comif) aprovou, no dia 9 de outubro, a criação do Grupo de Trabalho (GT) da Estratégia do Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo. O objetivo é regulamentar a atuação de brigadas voluntárias e comunitárias no combate aos incêndios florestais. A deliberação ocorreu na 5ª reunião extraordinária do colegiado, em Brasília (DF).
O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), João Paulo Capobianco, ressaltou que o papel das brigadas voluntárias é “central” e que “a ideia é justamente melhorar as condições para fortalecer sua atuação”.
O grupo será composto por dez membros, entre representantes dos entes federados e da sociedade civil, com número igual de suplentes.
Outro ponto deliberado retifica as Resoluções do Comif 2/2025 e 3/2025, que dispõem sobre os Planos de Manejo Integrado do Fogo e as medidas de prevenção aos incêndios florestais em imóveis rurais, além dos critérios técnicos para implementação de medidas de prevenção. A retificação altera apenas a área de abrangência das regulamentações, que passa a abranger todo o território nacional.
Balanço
Desde sua instalação, o Comif já realizou sete reuniões plenárias, três reuniões da sala de situação, cinco reuniões com especialistas para monitoramento e previsão climática e mais de 30 reuniões de grupos de trabalho. Também foram aprovadas quatro resoluções, quatro recomendações e uma Câmara Técnica Permanente de Articulação Interfederativa.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA
Fonte: gov.br