Comissão se reúne com entidades visando proteção animal


Com o objetivo de discutir a implementação de uma política institucional para cuidado e controle da presença de animais domésticos e silvestres nas dependências do Câmpus de Cuiabá, representantes do Conselho Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (Consuni/UFMT) realizaram uma reunião, na manhã desta segunda-feira (20), com representantes do Hospital Veterinário da UFMT, do Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Mato Grosso, da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT) e do Projeto Lunaar.

De acordo com o reitor da Instituição, professor Evandro Soares da Silva, a questão dos animais no câmpus é discutida esporadicamente a mais de 10 anos e, agora, com a instituição de uma comissão do Consuni sobre o assunto, é possível desenhar uma política abrangente para responder a isso.

“O objetivo é ter uma política normatizada que, mesmo se não for capaz de abarcar todos os problemas, possa apontar as ações que devemos tomar do ponto de vista Institucional para garantir a saúde dos animais e das pessoas no câmpus, bem como a responsabilização de qualquer pessoa que esteja contribuindo para agravar a situação”, explicou.

Entre os objetivos da comissão estão a análise das unidades com a presença de animais, a criação de campanhas de conscientização da comunidade interna e externa sobre o abandono de animais, a alocação de recursos da UFMT para o Hospital Veterinário e a instituição de parcerias com organizações públicas e não governamentais de proteção e defesa dos animais.

Esta é a sexta reunião da Comissão criada pelo Consuni em novembro de 2022. A expectativa é que, a partir de reuniões quinzenais com os membros e parceiros, seja possível redigir uma minuta para apreciação do Conselho em até seis meses, afirma o professor Pedro Crotti, membro da Comissão.

Durante a reunião, o professor apresentou casos de infestação de gatos e pombas no câmpus, além da presença de gambás, quatis, macacos e até mesmo abelhas em algumas unidades. Entretanto, destacou que o objetivo da Política era uma resolução que respeitasse e garantisse a saúde da comunidade e dos próprios animais.

Fonte: ufmt

Anteriores Prefeitura realizou um grande mutirão na região dos Conjuntos São José I, II e II
Próxima Dona de obra deve pagar pensão vitalícia a autônomo que caiu de telhado em serviço