O coordenador do Instituto Anjos do Mar Brasil, Marcelo Assumpção Ulysséa, participou da reunião da Comissão de Defesa Civil e Desastres Naturais da Assembleia, no fim da tarde desta quarta-feira (13). Ele apresentou o trabalho desenvolvido pela entidade que atua principalmente na proteção ambiental, em resgates marítimos, educação náutica e auxílio à fiscalização embarcada.
Ulysséa defendeu a elaboração de um plano de contingência para resgates marítimos em massa. “Muitos municípios recebem navios e isso nos leva a chamar a atenção para que a gente possa junto à Defesa Civil propor um plano de contingencia que vá além das forças de segurança e que consiga congregar outras instituições civis, empresas privadas que possam atender um eventual desastre”, afirmou o coordenador.
Ele também comentou sobre o Programa Pescador Seguro, proposto pelo instituto, com o objetivo de oferecer kits de segurança e sobrevivência em alto mar para pescadores, com o intuito de reduzir os números de mortes e desaparecimentos na costa catarinense. A intenção é cadastrar dois mil pescadores, que também receberiam capacitação para o enfrentamento de situações emergenciais.
O Instituto Anjos do Mar Brasil atua em todo o litoral catarinense. Para isso, conta com cinco bases, instaladas em Barra Velha, Itajaí, Florianópolis, Laguna e Passo de Torres.
Agência AL
Fonte: alesc.sc.gov