Comissão para Recuperação da Vegetação Nativa aprova criação de câmara técnica para fomentar cadeia produtiva de restauração


A Comissão Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa (Conaveg) aprovou na quarta-feira (2/7) a criação de uma câmara consultiva temática (CCT) para apoiar a implementação da estratégia transversal de fomento à cadeia produtiva de restauração. O encontro, conduzido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), na sede da pasta, em Brasília, marcou a primeira reunião do colegiado após a ampliação do grupo para 35 membros, em maio passado, e o lançamento da nova versão do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg), ocorrido em dezembro de 2024.

A medida contribui para viabilizar ações de fomento à cadeia de valor da recuperação da vegetação nativa, além de fornecer insumos necessários para a atualização, implementação e monitoramento do Planaveg.

Ao abrir a reunião, o secretário substituto de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do MMA, Carlos Eduardo Marinelli, falou sobre a ampla participação da sociedade civil na agenda de restauração da vegetação nativa. “Esse trabalho, mais do que inclusivo, é de participação colaborativa”, ressaltou.

“O nosso país tem dimensões continentais e o tamanho da área a ser recuperada é enorme. Então, a atuação, o apoio, o envolvimento e o engajamento das organizações que compõem a Conaveg, junto aos territórios dos diferentes biomas, é fundamental”, completou Marinelli.

A comissão também apresentou seus novos representantes e reforçou a divulgação do processo seletivo aberto que definirá os demais membros da sociedade civil. Saiba mais aqui

O colegiado também deliberou sobre a composição e a vigência da CCT que discute a inteligência espacial para o monitoramento da recuperação da vegetação nativa, agora em vigor até 31 de dezembro de 2028. Os membros da Conaveg devem indicar os novos representantes desta câmara no prazo de sete dias.

Os integrantes avançaram ainda no debate da nova proposta de regimento interno e de outras duas resoluções. A primeira estabelece o Núcleo de Monitoramento e Avaliação (NMA) e o Núcleo de Articulação Territorial (NAT). Já a segunda define os princípios metodológicos para identificação de áreas prioritárias para recuperação da vegetação nativa.

Conaveg

Presidida pelo MMA, a Conaveg coordena a implementação, monitoramento e avaliação da Política Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa (Proveg) e do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg), dois importantes instrumentos para restauração de vegetação nativa, proteção de recursos hídricos, conservação da biodiversidade e enfrentamento das mudanças climáticas. 

Com ampliação estabelecida pelo MMA, o grupo passou de 12 integrantes para 35. Além dos membros dos governos federal, estaduais, municipais, a comissão conta com a participação de entidades dos seis biomas – Amazônia, Mata Atlântica, Pampa, Caatinga, Cerrado e Pantanal.  

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051

Acesse o Flickr do MMA

Fonte: gov.br

Anteriores F1: Herbert diz que desempenho de Doohan pode causar um “problema” na Alpine
Próxima Veja o que muda com a responsabilidade das redes sociais segundo a decisão do STF