Comissão mista é instalada para debater instalação de Resex no litoral sul de SC


Foi instalada na manhã desta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa, a Comissão Mista que vai debater sobre a possível instalação de uma reserva extrativista na região do Cabo de Santa Marta, no litoral de Sul de Santa Catarina.

O colegiado é formado por deputados membros das comissões de Pesca e Aquicultura, de Turismo e Meio Ambiente e de Assuntos Municipais.

Na reunião foram eleitos o presidente da Comissão Mista, deputado Volnei Weber (MDB), o vice-presidente, deputado Tiago Zilli (MDB) e o relator, deputado José Milton Scheffer (PP).

“Este é um movimento importante desta Casa, para que possamos debater com o objetivo de encontrar um ponto de equilíbrio nesta questão, levando em conta a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento da região e a segurança das comunidades que vivem há anos, nesta área. Queremos promover o diálogo sobre este assunto com todos os atores envolvidos”, destacou o presidente Volnei Weber, que foi o proponente da criação da Comissão Mista.

O parlamentar informou que já esteve em Brasília com outros deputados para tratar do assunto junto ao ICMBio. “Na ocasião, fomos informados que a intenção de implantação de uma reserva extrativista iniciou entre os anos de 2002 e 2003 e não evoluiu. Agora, esta provocação voltou, e o ICMbio nos garantiu que fará estudos e que nada será instalado, sem antes ouvir a comunidade.”

O presidente do colegiado informou que na primeira reunião ordinária da Comissão ainda a ser agendada, será elaborado o plano de trabalho, que irá contemplar a realização de audiência pública e visitas técnicas ao local.

Além de Volnei Weber, Tiago Zilli e José Milton Scheffer, integram a Comissão Mista os deputados Marquito (PSol), Ana Campagnolo (PL), Fabiano da Luz (PT) e Napoleão Bernardes (PSD).

Gicieli Dalpiaz
Agência AL

Fonte: alesc.sc.gov

Anteriores Polícia Civil indicia autor de assassinato de indígena por homicídio triplamente qualificado
Próxima Orçamento 2024: Mobilidade e segurança pública são discutidos em audiência da Comissão de Finanças